quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Presidente do Mundo?

"Rosa Parks andou no ônibus
para que Martin Luther fizesse o discurso
e Barack Obama pudesse ser eleito."




É inegável que todos nós vivemos um momento histórico, mesmo que à distância. Creio que o complicado processo eleitoral estadunidense nunca foi acompanhado com tanta atenção pelo resto do mundo. Não foi só dentro daquele país que as coisas aconteceram: bilhões de pessoas torceram por Barack Obama. Mesmo assim todos ficaram apreensivos até o último instante.Um dia desses, um eleitor de Obama falou pra Giuliana Morrone, no Jornal da Globo, que tinha medo do resultado das eleições, afinal "é um país que votou duas vezes em George Walker Bush". Catei o vídeo no G1 pra mostrar, mas não achei...


Hoje, todos exaltam a quebra dos padrões racistas dos Estados Unidos, momento histórico. Finalmente, pela primeira vez, um negro foi eleito presidente lá. Negro? Não, certamente não. É claro que Obama não é branco, mas aqui nesse Brasil mestiço certamente ele seria chamado de mulato. Filho de mãe americana e pai queniano, Obama foi além da cor. Ele não representava só os negros, ou me apropriando da expressão politicamente correta, os afrodescendentes. Durante a campanha, ele passou a ser o ícone de todas as minorias, dos imigrantes, ilegais ou não, aos homossexuais. Não que isso não seja motivo para que o mundo comemore a vitória, pelo contrário: é exatamente o que está sendo celebrado. Mas é bom que o Mundo não alimente muitas esperanças. Um americano é sempre um americano, tendo nascido lá ou não. (Pra quem não sabe, McCain nasceu no Panamá e Obama no Havaí, aquele estado surfista que até os americanos esquecem que lhes "pertence").

ENQUANTO ISSO, POR AÍ:
(Fatos aos quais não foi dada a devida atenção, visto sua importância simbólica.)



Plebsicitos também foram realizados nos EUA: California, Arizona e Flórida rejeitaram o casamento entre homossexuais, causando protestos. Colorado e Dakota do Sul derrubaram projetos que restringiam abortos. O Michigan aprovou o uso medicinal da maconha.


Em uma dessas consultas populares, a estação de tratamento de esgoto Oceanside Water Pollution Control Plant, em São Francisco, California, não mudou de nome para George W. Bush Sewage Plant.


E esse mesmo George W. Bush discursou na Casa Branca, visivelmente abatido, para parabenizar Obama e dizer que o processo democrático representa o "triunfo do sonho americano".


E o futuro Presidente, Barack Obama, aproveitou pra convidar a sogra, Marian Robinson, para morar com ele e a família na Casa Branca.


Já no Japão, em uma cidadezinha chamada Obama, o povo fez uma festa típica comemorativa.


E a avó queniana do eleito dançou muito com seus compatriotas nas ruas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...