Já pensaram que a câmera de um celular pode capturar muito mais do que fotos pessoais e imagens do cotidiano? Já imaginaram que um curta de qualidade pode ser feito com essa simples máquina portátil? O Festival de Micrometragens Cel.U.Cine responde a essas perguntas e inicia mais uma edição agora em 2009. Realizado pela primeira vez em novembro de 2008, o Festival pretende difundir a cultura da utilização de novas mídias para a produção de conteúdo audiovisual.

A mesa de debates realizada no teatro do Oi Futuro no dia 2 de março contou com a participação de Marco Altberg (cineasta), Cora Rónai (colunista do jornal O Globo), Sérgio Sá Leitão (presidente da Rio Filmes), Paulo Mendonça (diretor do Canal Brasil) e Ivana Bentes (apresentadora do Programa Curta Brasil).
Da direita para a esquerda: Marco Altberg, Ivana Bentes e Sérgio Sà Leitão.
A noite começou com a também professora, Ivana Bentes. Ela levantou a possibilidade de uma nova identidade para o pós-cinema que una o desenvolvimento de uma estética alternativa à facilidade de uma mídia móvel. Seria algo como "o mundo produzindo cinema", disse. Em contrapartida, Cora Rónai coloca o conceito de pós-cinema em discussão, defendendo a tendência de uma evolução que aconteça paralelamente à produção cinematográfica. As discussões em geral abordaram desde a produção independente para usufruto até a proposta do Festival.

A respeito do Cel.U.Cine, o idealizador, Marco Altberg, comenta que as novidades para este ano já tiveram repercussões positivas: "a primeira edição dos workshops já está esgotada", comentou o cineasta. É importante lembrar que os interessados em participar, devem inscrever seus filmes de no máximo 3 minutos até o dia 17 de março.
Para maiores informações, o site é www.celucine.com.br.
Encerrando esse post, gostaríamos de agradecer à Brazucah pelo convite que nos foi oferecido e informar que todas as fotos foram retiradas do blog da Cora Rónai (http://cora.blogspot.com/).