segunda-feira, 14 de abril de 2008

A Música Do Filme

O cinema foi criado em 1895. O Oscar® em 1927, com apenas 12 categorias. Nenhuma dessas categorias era relacionada ao som ou à música, o que é óbvio, uma vez que os filmes eram mudos. O som foi introduzido nos filmes em 1927, com a utilização da tecnologia Vitaphone, da Warner Brothers. Só em 1934, quando a Academia já premiava 18 categorias, foi entregue a primeira "estatueta sonora". Aliás, a primeira, a segunda e a terceira, já que eram três categorias para efeitos sonoros. Hoje, das 24 áreas analisadas, 4 se relacionam direta e exclusivamente com som, enquanto só 2 se relacionam diretamente com o roteiro. Traduzindo: a música se tornou mais importante que a história que o filme conta!

Hoje, por piores que sejam as músicas do filme, é quase certo que o CD com a trilha sonora vai estar à venda na Saraiva ou na Amazon... Eu disse quase, porque a grande exceção é o filme Click (2006), que tem uma trilha sonora fantástica que não foi lançada.
Há os casos "justos", quando as músicas fazem as pesoas lembrarem dos filmes ("-Vi O Guarda-Costas ontem no Corujão..." "-Qual?" "-Aquele da música enda-iai, uil ólueis loviú..." "-Ah, tá...já sei!"). Com certeza quem asistiu Once (2007) vai se lembrar dele pela oscarizada "Falling Slowly". Filmes como Dirty Dancing e Moulin Rouge são lembrados não só pela história, mas também pelas músicas, mesmo que elas não tenham sido feitas exclusivamente pros filmes. Quanto será que pagaram pro Jim Broadbent cantar "Like a Virgin"? A própria Madonna cobra US$ 30 milhões...
Deixando de enrolação: A música de um filme tem muito mais valor quando foi feita exclusivamente pra ele. É o caso lamentável de Encantada (Enchanted, 2007). Também é bem interessante ver um filme feito para as músicas. É o caso fabuloso de Não Estou Lá (I'm Not There, 2007).
Um filme que conta com bom acompanhamento musical é Juno (2007). Os dramas hilariantes da adolescente são embalados por clássicos dos Anos 70 que não receberam a devida atenção da crítica. O uso de canções é bastante "predominante", mas, como sempre, a melhor foi reservada para o fim. É ótimo assitir à conclusão da história ouvindo as vozes de Michael Cera e Ellen Page cantando Anyone Else But You, originalmente gravada pelo Moldy Peaches.
E já que estou falando no assunto, aí vai uma notícia exclusivíssima, em segunda mão. O tema do próximo filme do agente 007, Quantum Of Solace, com estréia prevista para 7 de novembro de 2008, será (ou melhor, já foi) gravado pela polêmica Amy Winehouse. A faixa não teve o título divulgado. Vale lembrar que grandes artistas já fizeram grandes músicas para 007, como Madonna e Paul McCartney.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...