terça-feira, 14 de abril de 2009

Solo Fértil

Duas bolas usadas, uma bomba de encher, um par de chuteiras e um livro de regras. Foi com esse material, oriundo da Inglaterra, que “nasceu” o futebol brasileiro, o esporte mais popular de nosso país e que completa nesta terça-feira exatos 114 anos de “vida”.

E Gol
O responsável por este “parto” foi Charles Miller, um paulistano do bairro do Brás, filho do escocês John com a brasileira Carlota Fox. Em 1884, com dez anos de idade, Charles foi estudar na Inglaterra, numa escola pública de Hampshire, onde aprendeu a jogar futebol, rugby e críquete. Ao completar 20 anos, ele retornou ao Brasil para trabalhar na ferroviária São Paulo Railway, junto de seu pai. Consigo, trouxe na bagagem o material que difundiu a prática futebolística no território nacional.
rtz_millerOK
No entanto, o processo de “dar à luz” ao futebol brasileiro não foi de imediato. As duas bolas trazidas na viagem permaneceram trancadas num armário durante meses. Somente no dia 14 de abril de 1895 que aconteceu a primeira partida oficial do esporte no Brasil, disputada num campo da Várzea do Carmo, entre SPR (São Paulo Railway) e a Companhia de Gás. Charles atuou pela equipe ferroviária, que venceu a partida pelo placar de 4 a 2. Com isso, fundou-se o SPRFC (São Paulo Railway Football Club).
futebol2008
Foi assim que nosso país conheceu a mágica futebolística que encantou milhões de pessoas ao longo de sua extensão territorial. Apesar de ter nascido na Inglaterra, foi aperfeiçoado e adotado com imenso orgulho pelo Brasil, que tem em Charles Miller um verdadeiro “pai” para o esporte. A relação do brasileiro com o futebol tornou-se algo fascinante e onipresente, desde seu surgimento em âmbito nacional até o mundo contemporâneo. Já se incorporou à nossa sociedade, já faz parte de nosso cotidiano, e comemora 114 anos em um solo eternamente fértil.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...