sábado, 3 de outubro de 2009

Por Um Dia A Mais

banner_festrio09 

O primeiro longa-metragem de Mark Webb, conceituado diretor de videoclipes,  vem chamando a atenção do público e da crítica mundo afora, e está na mostra Panorama do Festival do Rio 2009. Estou falando do aguardado (500) Dias Com Ela (“(500) Days Of Summer”, no original), um comédia romântica hollywoodiana que, surpreendentemente, foge dos principais padrões que Hollywood estabeleceu para o gênero. Continua sendo um filme simples, com um enredo “água-com-açúcar”, mas a mistura de linguagens na narrativa que conta uma história (quase) diferente com excelentes atores faz o filme merecer um olhar mais atento.
500daysofsummer1
O filme conta os 500 dias da paixão de Tom Hanson (Joseph Gordon-Levitt) por Summer Finn (Zoey Deschanel) através de uma narrativa não-linear. O grande problema do relacionamento é que, enquanto o rapaz busca um compromisso sério com sua alma-gêmea, a moça quer apenas se divertir, sem compromisso, já que ela não acredita no amor. A estrutura dramática do filme, que segue um conceito raramente utilizado em filmes desse gênero, vem recebendo muitos elogios, e (500) Dias Com Ela chegou a ser considerado “a melhor comédia romântica desde ‘Simplesmente Amor’” (que, aliás, nem considero tão bom assim).
500daysofsummer5
Além das qualidades que já citei, preciso elogiar a trilha sonora. Era de se esperar que alguém como Webb escolhesse boas músicas para o filme, e ele superou todas as minhas expectativas. Toda a trama se desenvolve com uma sonoridade agradável. O primeiro contato verbal entre os protagonistas se dá por causa de uma música dos Smiths e a primeira declaração de amor de Tom, completamente bêbado em um karaokê, é feita pelos versos irônicos dos Pixies.
Meu primeiro pensamento ao ver os créditos subindo na tela foi “Finalmente um filme teen inteligente”, e esse também é um grande mérito do filme. Webb percebeu que explorar o lado pensante dos jovens, ao invés das situações ridículas geralmente encontradas nos filmes do Ashton Kutcher, por exemplo, poderia ser sua garantia de sucesso. O filme estreia dia 13 de novembro no circuito nacional, mas ainda dá tempo de você assistir no Festival do Rio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...