“Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de Presidente dos Estados Unidos e, na medida das minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos.”
Na tarde de hoje, o primeiro presidente negro eleito tomou posse nos Estados Unidos. Barack Obama discursou em menos de 20 minutos, tempo suficiente para emocionar todos os 2 milhões de cidadãos norte americanos que estavam presentes em frente ao Capitólio, em Washington. Em seu juramento, citado anteriormente, Obama chegou até a se confundir com as palavras.
Dentre os convidados VIP's, destacaram-se o cineasta Steven Spilberg, o ator Dustin Hoffman e a cantora Aretha Franklin, que cantou na cerimônia após uma prece feita pelo reverendo Rick Warren, antes da posse oficial. Aretha está perdoada por parecer um enorme enfeite de Natal. Exatamente por ser quem é.
Meu destaque especial vai para as palavras de Obama, que foram a ratificação de sua pré-disposição e de seu compromisso, não só com o seu país, mas também com o mundo todo. E, quebrando a seriedade que não me é de costume, destaco também o modelito da primeira dama. Um verde amarelado, ou, para que preferir, um amarelo esverdeado, com scarpins e luvas verde musgo.