segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Saramago Te Deixa Louco

"É como a vida, começa não se sabe para quê e termina não se sabe porquê."
José Saramago, em "Ensaio Sobre A Lucidez"

Aproveitando que minhas férias finalmente chegaram, tenho lido muito, por isso vou fazer uma pequena sequência de críticas literárias no LixeiraDourada. Excelente oportunidade para inaugurarmos nossos novos selos de crítica. Pra começar, nada melhor que José Saramago.

"Quando deita sal na comida, está a pensar que lhe deita a esperança?"


Hoje abordarei "Ensaio Sobre A Lucidez", de 2004. A história do livro se passa 4 anos após os acontecimentos de "Ensaio Sobre A Cegueira" [Leia nosso comentário sobre o livro e o filme!], no mesmo país imaginário e até resgatando alguns personagens. Mais uma vez Saramgo descreve detalhadamente a personalidade humana, mais uma vez de forma admirávelmente irônica e profunda. Em vários momentos são invocadas frases dignas de Marx, Schopenhauer ou Nietzsche.

"E, já agora, não crer, ele próprio, na asserção universal que desde o princípio dos tempos nos anda a atroar os ouvidos com a balela de que a vontade tudo pode."

O alvo dele agora já não é a forma turva como enxergamos as relações sociais, mas sim a lógica racional e analítica que rege as relações políticas e hierárquicas da sociedade. Naturalmente, boa parte dessa ironia não será percebida se você não souber que Saramago é comunista. Mas não radical. Ele defende um comunimo sério, viável, da mesma forma como foi concebido. O significado dessa palavra para ele sequer se aproxima do que o idealismo estadunidense pós-guerra-fria e os membros do PC do B entendem por "comunismo". Mas isso não vem ao caso, certo?

"Não vale a pena voltarmos à vaca-fria."


Dizer que um livro do Saramago é genial chega a ser redundante, preticamente um pleonasmo. Eu não pretendo contar a história de "Ensaio Sobre A Lucidez". Só preciso dizer que cada palavra foi escolhida a dedo na hora de montar as frases, tudo tem um significado muito particular. E você só deveria interromper sua leitura entre um capítulo e outro, pra não correr o risco de deixar alguma coisa passar direto...

"Ensaio Sobre A Lucidez" foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras, tem 325 páginas e o preço sugerido é 47,00r$.


Livro Cinco Estrelas
Ainda essa semana escrevo sobre o úlimo livro
do jornalista Arthur Dapieve,
Black Music.
Aguardem...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...