Já no título do livro podemos ver uma dupla metáfora. "Peixe Dourado", do francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, conta a história de uma menina negra, Laila, desde sua infância, quando é roubada de sua tribo e vendida a uma senhora árabe qua a cria como uma neta, até a vida adulta. Uma peça literária única, que nos faz mergulhar em um novo mundo de uma maneira tão profunda que poucos autores conseguem.
O peixe dourado foi a primeira espécie aquática a ser domesticado pelo Homem, daí a genialidade do título: Laila é simplesmente um peixe fora d'água. Ao longo do livro, Le Clézio brinca com as relações humanas e descreve com perfeição a perda da identidade de uma menina que nunca teve a oportunidade de criar raízes. As aflições, a falta de confiança, a necessidade de fuga e todas as outras reações são descritas com tamanha perfeição que nos faz sentir o mesmo que Laila sente, e nos dá vontade de ajudá-la.


SINOPSE: "Best-seller na França, Peixe dourado conta a vida de Laila, uma menina roubada da família no Saara ocidental, espancada a ponto de perder parcialmente a audição e vendida no Marrocos a Lalla Asma, velha judia de origem espanhola. A compradora se torna para a menina ao mesmo tempo dona e avó. Quando a velha morre, oito anos depois, Laila se vê solta no mundo e pode voltar para casa, mas um par de brincos em forma de meia-lua é tudo o que a liga a seu povo. Não sabe nem o nome que lhe deram ao nascer. No caminho em busca de suas origens, Laila encontra sempre quem se disponha a ajudá-la, mas por uma razão ou por outra a "ajuda" se torna sufocante. Obrigada a fugir, Laila encontra cada vez mais agressões, mais abandono: "Não havia um lugar tranqüilo no mundo, em nenhum lugar". A busca a leva à França, aos Estados Unidos e de volta à África, o ponto de partida, onde a vida pode então recomeçar."

Le Clézio foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2008, por ser "autor de novas empreitadas, aventura poética e êxtase sensual, explorador de uma humanidade além e aquém da civilização dominante". A pergunta antes da leitura é "por quê ele ganhou?" e depois passa a ser "por quê não ganhou antes?" (Peixe Dourado foi publicado em 1997 e é o 13° de seus 18 romances). Clique AQUI para assistir a uma entrevista com ele. [Em inglês.]

"Peixe Dourado" foi publicado pela Companhia das Letras, tem 216 páginas e o preço sugerido é 44,50r$.
