Fazer um curta metragem nunca foi tão fácil e divertido, ainda mais sem precisar de patrocinadores. Como? O CCBB abre as portas do seu primeiro andar, até o dia 9 de agosto, para a exposição “Rebobine, Por Favor”, do cineasta francês vencedor do Oscar Michel Gondry (Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças), sucesso com o filme homônimo.
No filme, o personagem de Jack Black, após sofre um curioso acidente radioativo, apaga grande parte dos filmes de uma videolocadora onde seu melhor amigo trabalha. Com seu jeito atrapalhado (peculiar de grande parte dos personagens do ator), descobre uma maneira de não prejudicar o colega: regravar, com recursos simples, todas as fitas perdidas. Desta maneira nascem toscas paródias cinematográficas de “Robocop” e “O Caça-Fantasmas” por exemplo, que encantam os sócios e fazem um inesperado sucesso em toda a vizinhança.
Na mostra, os visitantes tem a oportunidade de fazer um pequeno vídeo de 20 minutos utilizando 13 cenários disponíveis. Antes de pegar nas câmeras e equipamento de luz e som, os grupos participam de um workshop de planejamento básico de filmagem, uma pequena preparação antes de por em prática a “suecagem” (termo utilizado por Black no filme para as adaptações). Após as filmagens, as fitas são colocadas em uma estante, como em uma locadora.
São dois horários disponíveis, 15 às 17 e de 17 às 19 horas, e as inscrições podem ser feitas no site oficial ou no próprio CCBB. Segundo funcionários do local, meia hora antes não é mais possível se inscrever mas, caso haja desistência, outros grupos podem participar. Com grande repercussão em Nova York e São Paulo, agora os cariocas podem também compartilhar desta oportunidade, mesmo que de brincadeira, da elaboração de um filme.
Exposição "Rebobine, Por Favor"
Onde: CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
(21) 3808-2020
Quando: De 09 de junho até 09 de agosto de 2009
Ter-Dom das 10h às 21h
Quanto: Entrada Franca
Classificação Etária: Livre