quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ainda Procura-se A Cura

Dez anos depois, a cidade do Rio permanece doente.
noticias_de_uma_guerra_particular1
A partir do conceito de documentário, é possível entender exatamente a que João Moreira Salles e Kátia Lund se propuseram: explorar o gênero cinematográfico, trabalhando a realidade e usando o cinema como veículo de informação. “Notícias de Um Guerra Particular” (Brasil, 1999) ainda é a mais perfeita radiografia da questão do tráfico de drogas e armas no Rio de Janeiro, contendo, além de imagens fortes deste conflito urbano, fantásticos depoimentos dos principais pólos de convergência do filme: o policial, o traficante e o morador.
O recolhimento de dados e depoimentos para a filmagem demorou cerca de 2 anos (1997 e 1998), o que contribuiu para um trabalho profundo e bem apurado. Logo de cara o espectador já é chamado a ir ao encontro de importantes dados estatísticos, como o número de pessoas envolvidas no tráfico de drogas, se equiparando ao número de funcionários da prefeitura do Rio de Janeiro. Levado a caminhar junto com a câmera, os movimentos e as lentes de João Moreira Salles anunciam o início de uma grande denúncia.
noticias-guerra-particular
O envolvimento infantil no tráfico também é um dos pontos fortes do filme. Ao serem questionados a respeito do medo da morte, a resposta dos meninos Lico, 13 anos, e Leandro, 14 anos, reverberam como uma crítica direta à banalidade da violência: “Um dia todos nós vamos morrer mesmo”. A mentalidade das crianças aliadas ao espírito suicida, mostram que o poder e o orgulho de portar armas e ganhar muito dinheiro ilegalmente é uma alternativa válida na situação das favelas do Rio. Além disso, representam uma forma de obter reconhecimento perante o restante da sociedade.
É importante ressaltar, no que diz respeito aos quesitos técnicos, que o média-metragem conta com a habilidade da fotografia de Walter Carvalho, um dos grandes nomes da imagem cinematográfica brasileira. Com câmeras na mão, recortando, desvendando e quase desbravando as mais escondidas vielas do morro, o diretor segura na mão dos espectadores e leva a verdade aos olhos da classe média. Como um colírio visual e um antídoto moral, este documentário é uma dose de realidade impossível de ser negada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...