sábado, 6 de março de 2010

Sem Exceção


RENATA SOUZA

Há quem diga que não existe nenhuma continuação melhor que o filme original. De fato existem várias tentativas de prosseguir com a história que acabaram por se tornar um fracasso, ou até mesmo manchar a obra-prima. Mas acredito que há algumas raríssimas exceções. Não, "Transformers: A Vingança dos Derrotados" não foge a essa regra.

poster

Originário de uma linha de brinquedos e de revista em quadrinhos (Marvel Comics), Transformers virou desenho animado e filme infantil. Em 2007 foi a vez de um bom longa de ação (recheado de comédia) ganhar o mundo, com direito à continuação.

Assim como no primeiro filme, a seqüência de Transformers foi dirigida e produzida por Michael Bay, do fracassado A Ilha e do filme “sessão da tarde” Armagedon. Contando com a mais que ilustre presença de Steven Spielberg (do eterno E.T.) como produtor, Transformers nos proporciona excelentes efeitos especiais e mantém seu elenco original. Mas fica só nisso.

transfomers2_40

Nessa continuação, dois anos se passaram desde que o jovem Sam Witwicky (Shia LaBeouf) salvou o universo de uma batalha fatal entre duas raças de robôs alienígenas em guerra há tempos: os Autobots e os Decepticons. Apesar de seu grandioso ato de heroísmo, Sam agora tem que lidar com uma outra enorme responsabilidade que demanda muita sabedoria: a faculdade... E tudo o que ela envolve. Isso é: morar sozinho, deixar pra trás seu carismático pai Ron (Kevin Dunn), sua atrapalhada mãe Judy (Julie White), sua bela namorada Mikaela Banes (Megan Fox) e explicar ao seu fiel carro/robô/guarda-costas Bumblebee que dessa vez não poderá levá-lo junto, já que pretende levar uma vida normal dali em diante. E é quando tudo parece que está caminhando para a normalidade que Sam começa, repentinamente, a apresentar estranhas visões, como flashes passando em sua cabeça. Apavorado por achar que está sofrendo da mesma doença que seu avô, Sam mantém segredo até que decide não mais ignorar as mensagens e símbolos que atravessam sua mente.

transformers2_01

Ao mesmo tempo, o antigo Setor 7 é desativado e o agente Simmons (John Turturro) é demitido. No lugar do desativado setor, cria-se a NEST, uma agência comandada pelo capitão Lennox (Josh Duhamel) e o sargento Epps (Tyrese Gibson), trabalhando em parceria com os Autobots. No entanto, a NEST começa a enfrentar resistências vindas de Theodore Galloway (John Benjamin Hickey), consultor da segurança nacional, que a considera supérflua.

No meio disso tudo, Sam novamente se encontra no olho do furacão que é batalha que irá decidir o desfecho do universo. Mal sabe ele que, dessa vez, possui a chave para o resultado final entre a luta de todos os tempos e lugares: a luta entre o bem e o mal.

tranformers2_07

Na sequência de Transformers, você encontra efeitos especiais de altíssima qualidade (dá até para acreditar que esses carros/robôs existem de verdade!) e muita, muita ação. Algumas doses de piadas e cenas bem engraçadas envolvendo a “normal” família Witwicky também permeiam o filme, além de ótima atuação de Shia LaBeouf e da sempre engraçada presença de John Turturro. Quanto à Megan Fox... está concorrendo a “melhor” atriz no Framboesa de Ouro. É preciso dizer mais?

transformers2_18

Exceções à parte, essa continuação deixou (e muito) a desejar. E já está sendo produzido o terceiro filme da saga, com estreia prevista para Julho de 2011 nos Estados Unidos. Será que dessa vez a continuação emplaca? Só nos resta esperar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...