domingo, 7 de março de 2010

Almoço e Janta

Documentários raramente são grandes sucessos comerciais e, ao lados dos curta-metragens, fazem parte daquele grupo de filmes indicados a prêmios importantes (no caso o Oscar) que nós, brasileiros, geralmente não temos a oportunidade de assistir. Ao menos não nas telonas, já que muitos desses títulos vêm sendo lançados em DVD por aqui e cada vez mais pessoas recorrem à internet para conhecê-los. Iniciando de vez o post, informo que o assunto de hoje é o (não tão) polêmico “Food, Inc.” (Comida S.A., em tradução literal). O documentário fez algum barulho e por algum tempo chegou a parecer que seria uma daquelas exceções, mas não chegou a se tornar o novo Super Size Me.

HH-FoodIncMovie

Não é que seja um filme ruim, pelo contrário, Robert Kenner, diretor, fez um excelente trabalho e o doc tem outros méritos, como a trilha sonora e, principalmente, a edição. Ao longo de seus 90 minutos, ele busca desvendar os segredos das grandes corporações alimentícias dos Estados Unidos, correndo atrás de seus segredos e, principalmente, de seus defeitos. É claro que nenhuma dessas grandes empresas, a maioria delas quase desconhecidas no Brasil, se deixou filmar, o que criou um clima quase conspiratório no filme, que é dividido em capítulos de acordo com o gênero alimentício que está sendo abordado. Abaixo está o trailer, em inglês.


Um dos problemas do filme é o fato da maioria dos americanos não se importarem realmente com o que estão comendo, então a denúncia de fábricas sem preocupações sanitárias, maltratos de animais, etc, não chega a os incomodar, e isso acaba ficando claro no filme. Já é um motivo pra quase falta de sucesso, certo? Além disso, a grande preocupação com os problemas alimentares estadunidenses faz com que o público estrangeiro não se identifique com aquelas situações, mesmo com a grande possibilidade de acontecer o mesmo em todos os países que sejam ao menos um pouco industrializados, ao contrário do já citado super Size Me, que agrega público em qualquer lugar onde haja um McDonald’s. Não há muito o que falar sobre Food, Inc. Vale a pena assistir, mas não precisa ficar triste de não vê-lo em uma telona. E o principal slogan deles acaba não se confirmando, ao menos não no Brasil. Não há nada lá que te impeça de olhar pro seu jantar do mesmo modo que você sempre fez.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...