Em sua terceira edição, o Bridgestone Festival vai trazer músicos surpreendentemente bons para São Paulo. Cantoras, baixistas, trompetistas, quartetos e quintetos de altíssima qualidade, muitos desconhecidos para a grande maioria do público - até mesmo da parcela que se interessa por Jazz e Black Music - prepararam repertórios e encontros inéditos para o festival.
A revelação norte-americana Melissa Walker vai se apresentar com Christian McBride, um dos contrabaixistas e bandleaders mais festejados da cena atual do jazz. Inédito também será o concerto do baterista Daniel “Pipi” Piazzolla, astro do jazz contemporâneo argentino. Liderando o sexteto Escalandrum, ele interpreta pela primeira vez ao vivo as mais conhecidas obras de seu avô Astor Piazzolla, o grande revolucionário do tango.
![]() |
Daniel Piazzolla |
Outra atração que fará sua estréia em palcos brasileiros é o recém-formado The Overtone Quartet,o grande sucesso dos festivais de verão em 2009 na Europa, que destaca quatro dos músicos de jazz mais cultuados da atualidade: o baixista Dave Holland, o pianista Jason Moran, o saxofonista Chris Potter e o baterista Eric Harland – o que se costuma de chamar de banda “all stars”, nos meios musicais.
O compositor, arranjador, saxofonista e crítico social Don Byron também se apresenta, e promete um grande show, acompanhado do New Gospel Quintet. Byron mistura um jazz típico da década de 30, com jazz, blues, e faz um som realmente bom de se ouvir e de se admirar.
![]() |
Don Byron |
Não dá para descrever todas as atrações uma por uma, mas aí estão os destaques. Vale a pena buscá-los na internet ou nas lojas. Infelizmente, o festival só acontece em São Paulo, no Citibank Hall, e fica aí mais uma perda para musical para o Rio de Janeiro. De qualquer forma, para os cariocas que não se arriscarão a pegar o avião ou a estrada, como eu, o evento é uma oportunidade de descobrir alguns dos nomes que estão fazendo música pra valer e que muitas vezes ficariam perdidos para o público de cá.
Para completar a dica, me vieram à cabeça duas mulheres que conheci no Tim Festival de 2008. Esperanza Spalding uma contrabaixista e cantora, que também mistura Jazz e Soul, inclusive em versões de músicas brasileiras, como Ponta de Areia e Samba e Prelúdio. O disco Esperanza é incrível, só perde para sua performance ao vivo.
![]() |
Esperanza Spalding |
Outra que me marcou no festival foi a Carla Bley, uma coroa completamente alucinada e divertida, que já está no cenário de jazz há muitas décadas. Seu último disco, The Lost Chords Find Paolo Fresu é uma obra-prima, sem exageros, e por incrível que pareça é muito difícil encontrá-lo nas lojas. Se alguém quiser mais dicas ou informações sobre como achar esses discos, pode me mandar um e-mail, rubelbrisolla@gmail.com
Segue a lista de atrações do Bridgstone Festival e um beijo pra quem fica.
Agenda – Maio 2010 – 21h
19 CHRISTIAN SCOTT QUINTET
URI CAINE & BARBARA WALKER
20 DEE ALEXANDER & EVOLUTION ENSEMBLE
AHMAD JAMAL
21 THE OVERTONE QUARTET
DAVE HOLLAND- JASON MORAN - CHRIS POTTER - ERIC HARLAND
PIAZZOLLA y PIAZZOLLA
22 MELISSA WALKER & CHRISTIAN McBRIDE
DON BYRON & NEW GOSPEL QUINTET