Com o fim da Première Brazil (o Festival Brasileiro Internacional) em Nova Iorque, nos EUA, a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago, começou a divulgar alguns filmes e o tema do Festival deste ano. E preparem-se para enfrentar longas filas, maiores do que o comum, a espera para a compra de um ingresso e o velho caderninho do O Globo, porque este promete ser um excelente Festival.
A homenagem cinematográfica deste ano será ao Reino Unido. Isso mesmo, a terra da Rainha Elizabeth finalmente ganhou seu espaço. Não somente o grande número de filmes britânicos (a maioria de excelente roteiro e direção), mas também haverá a retrospectiva das obras de Derek Jarman (Eduardo II e Carvaggio). Se você não o conhece terá sua oportunidade (saiu muita propaganda)!
Além desta retrospectiva, será exibido o documentário sobre o assassinato da missionária Dorothy Stang no Pará. Aparentemente, o documentário dirigido por um norte-americano (Daniel Jung), mostra uma crítica estrangeira em relação às nossas terras amazônicas, as quais se tornaram o que chamamos de "terras sem lei".
Este documentário, mostrado no Preimére Brazil, obteve grande público e boas críticas.
Agora o filme mais esperado. Sim, o dela, da Rainha do pop: Madonna. Na verdade, serão mostrados dois filmes dela, um dirigido e outro produzido (Filth and Wisdom e I am Because We Are, respectivamente). A espera é longa. Vocês acham que acabou? (momento suspense) Óbvio que não! Será também exibido o primeiro filme dirigido pelo roteirista Guillermo Arriaga, The Bruning Plan, protagonizado por Charlize Theron e Kim Basinger. Arriaga já trabalhou com Alejandro González Iñárritu (21 Gramas e Babel).
Vocês querem mais? Eu lhes darei mais! Não somente filmes britânicos, mas também os que fizeram sucesso no Festival de Sundance de 2008 irão entrar para a mostra. Como o dramático-romântico russo Mermaid, escrito e dirigido por Anna Melikyan; o The Wackness de Jonathan Levine, que se passa no mundo hip-hop de Nova Iorque e tem como elenco Ben Kinglsey, Josh Peck e Olivia Thirbly.
Os ganhadores do prêmio de Sundance estarão na programação: Sleep Dealer, de Alex Riviera, que se passa num mundo de fronteiras fechadas, com trabalho virtual e uma internet que invade as mentes de seus usuários; e Ballast, um drama passado no Mississipi, por Lance Hammer, que foi editor de efeitos especiais de dois filmes do Batman dos anos 90.
Agora eu acho que já está bom. Já estou até preparando o bloco para anotar os filmes... A 10ª edição do Festival do Rio começa da 25 de Setembro e termina 09 de Outubro.