quarta-feira, 20 de maio de 2009

Texto Em Curvas

banner_chico
estorvo. s.m. Impedimento; dificuldade; oposição.
estorvar. v.tr. 1. Causar estorvo a; embaraçar. 2. Dificultar; impedir.
Para iniciar nossa semana Especial Chico Buarque, hoje vou falar sobre o livro Estorvo. Primeiro romance de Chico Buarque, a obra foi publicada em novembro de 1991 pela Companhia das Letras e ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 1992. Sucesso de crítica na época, foi traduzido para diversos idiomas e acumulou elogios ao redor do mundo, entre eles os do Le Monde des Livres, da França, e do La Repubblica, da Itália.

Através de uma estrutura narrativa não-linear e em primeira pessoa, Estorvo conta alguns dias bem turbulentos na complicada vida de um "eu" não batizado. Entre problemas financeiros suprimidos pela irmã, uma separação mal-resolvida, visitas a um sítio decadente e várias lembranças da infância e da juventude, "eu" nos transporta por seus devaneios que não sabemos o quanto são reais, criando um ambiente de múltiplas possibilidades que deságuam em um desfecho surpreendente.

porta

O estopim inicial se dá quando um estranho (ou não) bate à porta de "eu" criando várias suposições acerca da identidade do visitante e das decisões não tomadas por ele durante toda a vida, criando os enigmas que amarram cada parte do livro às outras.


Apesar da estranheza inicial que a estrutura moderna do romance pode causar a alguns leitores, Estorvo cria um bom ambiente de leitura. O livro foi adaptado para o cinema por Ruy Guerra em 2000. O filme ganhou sete prêmios, entre eles o Kikito de Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Gramado de 2000, e recebeu outras seis indicações, incluindo a Palme D'Or do Festival de Cannes do mesmo ano.



Estorvo
Autor: Chico Buarque de Hollanda
Gênero: Romance Brasileiro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 160
ISBN: 978-85-359-0515-1
Preço Sugerido: R$ 39,50
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...