quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nem Tudo É Verdade [França.Br]

A exposição "Meias Verdades / Demi Vérités" (28 de abril à 28 de junho), no espaço Oi Futuro, é mais um evento que faz parte do ciclo de homenagem à França no Brasil. A artista plástica Valérie Belin traz à mostra retratos que fazem jus ao título: de longe, as imagens parecem simples fotografias de rostos de mulheres. De perto, os detalhes saltam aos olhos e deixam a dúvida a respeito da veracidade dos contornos faciais, dos cabelos e do olhar. A ausência de "vitalidade" contrasta com a beleza das formas em uma busca pelo questionamento do falso. As máquinas, por sua vez, também fotografadas por Belin, deixam uma curiosa impressão contrária: há uma espécie de vida na concentração de engrenagens e metais.
bBelinMotor
Ao inverso da operação dos manequins - seres vivos tornados apáticos -, as máquinas se apresentam como organismos dinâmicos, recontextualizados em um mundo de luz.
Ligia Canongia, curadora.
bPierrickPortrait
Pierrick Sorin apresenta 2 instalações videográficas que trabalham com a crítica, o humor e o estranhamento. Uma delas, a obra “Retrato de cidade” (Portrait de Ville) é um quadro animado em que o personagem principal, o próprio autor, aparece representando cerca de 60 personagens diferentes, que percorrem um rio em movimento. O contraste do artista está na imagem do cenário digitalizada, que remete o espectador a um desenho animado, enquanto a as "caras e bocas" dos personagens chamam a atenção para a "realidade".
CalleDBlind O média-metragem "Double Blind - No Sex Last Night" é a atração de Sophie Calle, escritora, fotógrafa, artista plástica e performer francesa, que estará presente na VII edição da Feira Literária Internacional de Parati (FLIP) neste ano. Seu filme mistura fotografia e literatura no vídeo que concentra adversidades, sentimentos e confusões entre as emoções dos personagens durante uma viagem de carro. A questão da intimidade e da ausência de sexo entre o casal é repetitiva e se encaixa no contexto da exposição pois leva o espectador a pensar na relação dos dois como uma grande "mentira". Atuando como atriz juntamente com Greg Shepard, a autora produz um diário de viagem diferente, com duas câmeras, mostrando um sutil diálogo entre os registros da memória e as gravações do casal.

Meias Verdades / Demi Vérités (Curadoria de Ligia Canongia e Adon Peres)
Onde: Oi Futuro
            Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo
            3131-3060
Quando: De 20 de abril até 28 de junho
                Ter-Dom das 11h às 20h
Quanto: Entrada Franca
Classificação Etária: 16 anos
“O Oi Futuro possui instalações adaptadas para portadores de necessidades especiais e fica próximo às estações do Metrô Largo do Machado e Catete”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...