sábado, 16 de maio de 2009

Cada Qual Com A Sua, parte 2

Todos nós temos alguma mania. Mexer no cabelo, deixar objetos organizados, querer o máximo de limpeza, entre outras.


asgoodasitgets
Algumas delas, quando intensas, podem ser consideradas pela psicologia como Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC’s). No filme “Melhor É Impossível”, por exemplo, Jack Nicholson representa com humor as manias de um paciente com TOC. Apesar de crônicos, segundo alguns especialistas, esses transtornos não comprometem as habilidades físicas e mentais do paciente.
CopacabanaPavement
Assim como as fobias, vamos deixar o lado patológico de lado. Ter manias é saudável e muitas vezes até engraçado. Andar em zigue-zague pelo calçadão de Copacabana para pisar apenas no branco (ou no preto) ainda não tem nome… mas, se você geralmente sente um impulso de andar sem destino, isso se chama drapetomania. Em outros casos, se a sua vontade é de andar no shopping e gastar dinheiro… além de uma vítima do capitalismo você pode ser também um oneomaníaco. E endividado.
Louis XIV
Os monarcas absolutistas, por sua vez (e os líderes religiosos hoje em dia), acreditavam serem inspirados por Deus… seriam enteomaníacos?
homemnu
Se constantemente as roupas não agradam… e você sente aquela incontrolável vontade de sair na rua nu, pode ser apenas uma nudomania. Já se a sua mania é de limpeza, e especificamente do salão, além de porcaria isso é chamado de rinotilexomania. Tire o dedo do nariz!
E que fique cada um com a sua mania.
Já deu nome para as suas?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...