
Dando continuidade ao nosso especial Ano da França No Brasil, o tema desse post será a exposição “Tesouros do Louvre: Esculturas de Houdon”, que está aberta no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.

Jean Antoine Houdon foi um escultor francês que viveu entre 1741 e 1828 e ficou famoso por suas esculturas e bustos de figuras importantes do Iluminismo. Uma de suas obras mais importantes, L`Écorché, foi realizada a partir da análise da musculatura humana feita pelo próprio artista, para que ele adquirisse conhecimento necessário para retratar de forma mais natural as expressões corporais e faciais de seus modelos.

L'Écorché
Ele alcançou seu objetivo e representou, muitas vezes em mármore, pensadores ilustres de sua época com uma perfeição admirável. A perfeição na textura de suas esculturas causa grande admiração, principalmente nas que estão expostas sem redomas e podem ser vistas mais de perto. Em alguns momentos chegamos a ter a impressão de que seria possível alguma daquelas esculturas simplesmente se movimentar e falar com quem a olha tão de perto.

A exposição conta com 19 obras de Houdon, do Museu do Louvre, em Paris. As esculturas incluem Morfeu, Denis Diderot, Voltaire, Voltaire Sentado, Jean-Jacques Rousseau, Benjamin Franklin (executada durante visita desse à França) e George Washington (feita durante viagem do artista aos EUA), além dos relevos Monumento Funerário do Príncipe Alexandre Mikhaïlovitch Golitsyn e Apolo puxado pelo Vento. Todas as obras têm placas de identificação que contam um pouco sobre o contexto de execução de cada uma delas.
Além das esculturas, há também uma pequena mostra digital sobre a época de Houdon, telas com exposições interativas e reproduções da máscara funerária de Voltaire para que deficientes visuais possam tocá-las. O Museu Histórico Nacional fica um pouco escondido no Centro do Rio de Janeiro, próximo à Praça XV e ao Aeroporto Santos Dumont, mas é mais fácil chegar lá do que parece. Você pode ter mais informações sobre a localização no site oficial.
![]()
Tesouros do Louvre: Esculturas de Houdon (Curadoria de Guilhem Sherf)
Onde: Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro (Prox.. à Praça XV)
2550-9220 / 2550-9224
Quando: De 29 de abril até 5 de julho
Ter-Sex das 10h às 17h30
Sáb, Dom e Feriados, das 14h às 18h
Quanto: Ter-Sáb, R$ 6,00
Domingo, entrada franca
Classificação Etária: Livre