quarta-feira, 13 de maio de 2009

Roleta Russa

Considerado o fundador do existencialismo, o escritor russo Fiodor Mikhailovitch Dostoievski foi eternizado através do romance Crime e Castigo, considerado sua obra-prima. Mas não foi por um livro apenas que ele se tornou tão importante. Ele também influenciou grandes nomes da literatura mundial, como Marcel Proust, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre e Sigmund Freud. Entre seus onze romances e mais de vinte obras, quase todas concluídas às pressas para cumprir contratos ou para cubrir necessidades financeiras, irei destacar no post de hoje O Jogador (Do diário de um jovem), de 1886.

Fjodor_signatur O Jogador não fugiu à regra dos trabalhos de Dostoievski e foi escrito em apenas vinte e cinco dias, o que levou o autor a publicar uma pequena nota em que se desculpa por se “apresentar ao público em tão más condições”. Apesar disso, ao longo de quase duzentas páginas ele representa de forma magistral e conquistadora a vida e os vícios de um apaixonado sem objetivos. Mais tarde seus biógrafos revelaram que o protagonista (e narrador) do livro, Aleksei Ivanovich, acabou sendo um personagem muito parecido com seu criador, com quem compartilhava, entre outras coisas, o vício da roleta e a constante falta de dinheiro.
Dostoevskij_1872 Aleksei narra, em primeira pessoa, para seu diário, as desventuras de sua vida atormentada e sua escravidão amorosa explorada pela bela Polina Aleksandróvina, enteada de um ex-general ex-milionário cuja família entra em decadência através das dívidas de jogo. Apesar de passar uma imagem requintada, a linguagem de Dostoievski é bastante simples, tornando a leitura mais fácil e agradável do que se espera de um autor tão renomado e, sem a menor dúvida, esse mérito pertence principalmente ao tradutor, Moacir Werneck de Castro. A tradução foi feita direto do russo, e vem acompanhada de uma introdução incluída por Moacir que contextualiza o livro, facilitando ainda mais a leitura, e das tradicionais notas de tradução que cobrem as pequenas falhas causadas simplesmente pelas diferenças entre os idiomas.

O Jogador rende uma leitura rápida e agradável, que continua atual apesar de ter sido escrita há mais de um século.




O Jogador (Do diário de um jovem)
Autor: Fiodor Dostoievski
Gênero: Romance Estrangeiro
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 192
ISBN: 978-85-286-0016-2
Preço Sugerido: R$ 33,00
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...