O Salmão é um peixe de águas geladas da família Salmonidae, que também incluí as trutas. Típico dos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua saborosa carne rosada. O salmão permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de sua vida, quando então migra para o Oceano, e retorna apenas para se reproduzir, geralmente no mesmo rio onde nasceu. O Salmão adulto é alimento de focas, ursos, baleias, tubarões e seres humanos. A República do Iêmen é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia, sendo limitado pela Arábia Saudita, pelo Omã, pelo Mar da Arábia e pelo Golfo do Áden. Vive sob um regime de República Presidencialista, o idioma oficial é o Árabe. Menos de 0,1% do território iemenita tem água, e o país está localizado em uma região de clima árido e semiárido. Baseando-se apenas nessas informações, qualquer um é capaz de concluir a impossibilidade biológica da criação de Salmão no Iêmen. Ou não.

A Pesca do Salmão no Iêmen, primeiro romance do inglês Paul Torday, conta a saga do Dr. Alfred Jones, um bem-sucedido (apesar de mal pago) engenheiro de pesca que trabalha no Centro Nacional Para a Excelência da Pesca, órgão filiado à Agência Ambiental Britânica. Do décimo quinto dia do mês de maio, o Dr. Jones foi contatado pela primeira vez por um milionário xeique iemenita, através de sua secretária, a bela Harriet Chetwode-Talbot. A missão que lhe era proposta: introduzir artificialmente uma cultura de salmões em um uádi (rio seco que inunda em alguma épocas do ano) no Iêmen, para que a população local pudesse apreciar os prazeres da pesca dessa espécie, esporte pelo qual o xeique havia se apaixonado durante suas estadias na Escócia.

Apesar de tentar recusar, visto o absurdo da proposta, o Dr. Jones acaba sofrendo pressão por parte do governo britânico e decide encarar a tentativa como um desafio a sua carreira, tentando se convencer da grande importância científica que bons resultados poderiam trazer. Durante suas muitas viagens, a crise que Dr. Jones vive em seu casamento acaba fazendo com que ele se envolva em uma relação platônica com Harriet, e em uma verdadeira amizade com o sereno xeique. Durante vários meses e passando por várias mudanças de posicionamento oficial por parte dos dois governos, a imensa equipe gasta muitos milhões de libras esterlinas na tentativa de realizar o sonho do patrocinador.

O livro é construído em uma estrutura de inquérito, sendo narrado apenas através de transcrições de diários, interrogatórios, mensagens interceptadas e extratos de reportagens, criando grande curiosidade sobre o desfecho da situação, motivo pelo qual essa investigação oficial foi instaurada. A Pesca do Salmão no Iêmen vendeu mais de 250 mil exemplares só na Inglaterra e vem sendo aclamado como uma excelente sátira à complicada relação entre o Oriente Médio e os países ocidentais. Sem dúvidas rende uma boa dose de diversão.

A Pesca do Salmão no Iêmen
Autor: Paul Torday
Gênero: Romance Estrangeiro
Editora: Record
Páginas: 368
ISBN: 85-010-7918-9
Preço Sugerido: R$ 39,90