Estreia na próxima semana a animação alemã “Lissi no Reino dos Birutas” (“Lissi und der wilde Kaiser”, Alemanha, 2007) de Michael Herbig. O filme conta a história da princesa Lissi, raptada pelo Abominável Monstro das Neves, depois que ele faz um pacto com o diabo. O príncipe Franz sai, então, à sua procura, e assim começa a jornada.

O filme é inteligente. Baseando-se na vida da imperatriz austríaca Sissi, descobre-se lendas europeias e monumentos históricos, como o castelo Neuschwannstein, no sul da Alemanha, no qual o castelo da Disney é inspirado. Não só isso, mas há diversas referências a filmes atuais, como “Titanic” e “Piratas do Caribe”. Repleto de humor negro alemão, o filme lembra muito “Shrek”, principalmente por causa da trama entre o monstro e a princesa, mas também devido à introdução de elementos modernos, como o GPS. No entanto, este filme deixa a muito desejar.

Com personagens demasiadamente alegres, a trama perde a seriedade, já que a “atuação” parece uma farsa. A maioria das piadas não são direcionadas para crianças, que não as entendem, mas que riem ainda assim das animações mais inocentes.

Apesar do boom de filmes de animação no momento, este não se compara em humor e qualidade com “Up – Altas Aventuras”, “Madagascar”, “Era do Gelo” ou mesmo “Shrek”. O filme tenta, mas se perde, não sendo inteiramente próprio nem para crianças nem para jovens.

O filme terá sessões de pré-estreias a partir de 21 de abril. Para consultar sessões na sua cidade, clique AQUI.