quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sobre Meninas e Suas Vidas

Está chegando aos cinemas mais uma obra apresentada durante o Festival do Rio 2009, mas não é qualquer uma. “Sonhos Roubados”, de Sandra Werneck (Cazuza – O Tempo Não Pára, Meninas, Pequeno Dicionário Amoroso), levou os prêmios de Melhor Atriz (para Nanda Costa) e Melhor Filme (no Júri Popular). Em uma primeira olhada, superficial, o filme pode parecer muitas coisas, o que leva à impressão de que é só mais um. Quando olhamos com mais atenção, no entanto, é possível enxergar muitas coisas que o filme não é.

sonhosroubados_cartaz

Sonhos Roubados
acompanha a vida de três meninas de uma favela do Rio de Janeiro que, além de lidar com todos os problemas comuns aos moradores dessas comunidades, eventualmente se prostituem para poderem bancar seus sonhos de consumo. Mas o filme acompanha essa e outras questões na vida delas, como gravidez precoce e pedofilia, fazendo da câmera uma mera espectadora que, mesmo sem interferir ou emitir qualquer tipo de julgamento ou opinião, deixa um claro convite à reflexão. Como disse Eliane Trindade, autora do livro que inspirou o filme (As Meninas da Esquina – Diário dos sonhos, dores e aventuras de seis adolescentes no Brasil), a proposta não é construir uma crítica, mas sim exibir um recorte das vidas delas.

sonhosroubados_foto_02_vantoempereirajr

As três protagonistas são interpretadas por atrizes ainda pouco conhecidas, mas que se saíram muito bem na telona, certamente com o suporte do grande elenco de coadjuvantes que as cercam. Nanda Costa (de Viver a Vida) interpreta Jéssica (esquerda), Kika Farias (Chico Xavier) vive Sabrina (centro) e Amanda Diniz (Sítio do Pica-Pau Amarelo), a mais nova, é Daiane (direita). Jéssica foi criada pelo avô (Nelson Xavier) e tem dificuldade em dedicar seu tempo à filha, atraindo críticas enfurecidas da ex-sogra evangélica (Zezeh Barbosa), mas após ser contratada para se encontrar com um presidiário (MV Bill) acaba encontrando um amigo. Sabrina tem problemas com a mãe e se apaixona por um traficante (Guilherme Duarte). Daiane é criada pelos tios Socorro (Lorena da Silva) e Pery (Daniel Dantas), que a abusa sexualmente, e tem que conviver com a dúvida de seu pai (Ângelo Antônio) acerca da paternidade, mas encontra uma aliada na cabelereira Dolores (Marieta Severo).

sonhosroubados_foto_04_vantoempereirajr

Além dos méritos nas atuações, o filme merece também diversos elogios técnicos. A trilha sonora é belíssima e conta com uma música interpretada pela queridinha do momento, Maria Gadu, que se encaixa muito bem na história. A edição dá o ritmo certo à trama e, como sempre, a fotografia perfeita de Walter Carvalho emociona e dispensa maiores comentários.

sonhosroubados_foto_12_vantoempereirajr

Sonhos Roubados não é só mais um filme social, não é só mais um filme brasileiro sobre tiroteios em favelas e não é só mais uma desculpa para colocar dúzias de atores globais numa tela enorme. É uma bela obra sensível que não causa arrependimento pelo valor gasto no ingresso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...