quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ele Era Muito, Muito Veloz!

Um garoto franzino e humilde, que começou no kart (Fórmula 3), tornou-se um dos maiores pilotos da história do automobilismo internacional. Tri-campeão da Fórmula 1 (88, 90 e 91), Ayrton Senna da Silva é considerado por muitos o melhor de todos os tempos. O documentário SENNA mostra os triunfos, as alegrias e as frustrações vivenciadas por um gênio das pistas, até o fatídico dia 01 de Maio de 1994. Quando ele veio a falecer após sofrer um acidente no GP de San Marino, em Imola, na Itália.


O filme começa nos anos de 1980, quando iniciou a carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1. O longa mostra as batalhas do atleta contra inimigos - como o tetra-campeão mundial, Alain Prost -, além de sua luta contra a política esportiva presente na categoria. Senna não apenas colecionou conquistas, mas sobretudo transcendeu a todas as barreiras para tornar-se ele mesmo uma estrela, um ídolo que conquistou toda a nação brasileira.


Essa emocionante história é contada a partir dos acontecimentos ocorridos com Ayrton Senna. Ao contrário de outros documentários, esse possui somente imagens de arquivos. Os relatos feitos na atualidade ficam somente em “off”. Ron Dennis, presidente do Grupo McLaren; Alain Prost, tetracampeão da Fórmula 1 (85, 86, 89 e 93); Reginaldo Leme, jornalista da TV Globo e Viviane Senna (irmã de Ayrton), são uma das pessoas que comentaram sobre a sua brilhante carreira e seu elogiado caráter. Além disso, o filme tem como narrador principal o próprio Senna. O ritmo do longa é ditado pelas entrevistas proporcionadas pelo piloto em quanto era vivo.


A idéia desse projeto partiu do produtor James Gay-Rees. Ele se inspirou na história que seu pai contava na época em que trabalhava na John Player Special, empresa que patrocinava a Lotus preta de Senna em 1985. O pai de Gay-Rees dizia que Senna não era como outros jovens pilotos, ele era diferente. E assim teve início a sua jornada para criar esse documentário.


O filme emociona e alegra a todos, não só os fãs desse grande vencendor. Além de campeão, Senna foi um grande brasileiro. Certa vez Emerson Fitiipaldi afirmou: “A maior marca de Ayrton foi o seu patriotismo. Isso foi o que ficou marcado e certamente do que as pessoas mais se lembram”. Por esse motivo ele se tornou um herói para a nação, uma fonte de inspiração, a alegria que todos precisavam para vencer as dificuldade vividas pelo país, na época.


Uma pessoa que até hoje deixa saudades em todos que o conheceram. “Senna não era uma pessoa comum. Na verdade, ele era um homem muito maior fora do que dentro do carro” – disse Frank Williams, dono da equipe Williams. E até mesmo quem nunca passou perto dele chorou no dia de sua morte. Um ídolo que sempre será lembrado por tudo o que fez.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...