quinta-feira, 5 de maio de 2011

Muito Mais Furiosos

Mais uma vez os “roncos” dos motores irão invadir os cinemas de todo país. Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio (Fast Five, EUA, 2011) dá continuidade ao novo estilo experimentado no quarto filme da franquia. Depois de uma década de sucessos e fracassos, nada melhor que lançar um longa que deverá superar todos os números já atingidos pelos seus antecessores.


Depois de salvar Dominic Torreto (Vin Diesel), Brian O’Conner (Paul Walker) e Mia Torreto (Jordana Brewster) vivem cruzando inúmeras fronteiras para tentar enganar as autoridades. Encurralados no Rio de Janeiro, os três tentaram roubar um chefão do tráfico de drogas para conseguir a sua tão desejada liberdade. Para isso terão de formar uma equipe de especialistas na arte de pilotar. Além disso, eles serão perseguidos pelo agente federal norte-americano Lucas Hobbs (Dwayne “The Rock” Johnson). Um policial que nunca perdeu o seu alvo.


Essa produção vem com a proposta de reafirmar o novo estilo pretendido pela franquia. Diferente das três primeiras histórias, Velozes e Furiosos 5 deixa de lado a grande quantidade corridas de carros e se torna um longa de pura ação (idéia lançada no filme anterior). Com isso, os veículos passam a ser usados para dar a sensação de velocidade e de adrenalina. É verdade que pelo menos um pequeno “pega” é disputado pelos protagonistas.


O novo palco das ações de Dom e Brian, está em alta em todo mundo. A cidade do Rio de Janeiro é bem retratada, principalmente porque várias cenas foram gravadas nos próprios localidades. Infelizmente esse também é o aspecto que mais tem observações negativas. A cidade maravilhosa ganha um deserto (algo praticamente impossível de existir) e o Vão Central da Ponte Rio-Niterói, simplesmente, desaparece. Além disso, os policiais ganharam carros incrivelmente potentes.


Porém, o Brasil vai ter um privilégio que nenhum lugar do mundo terá. Os moradores da cidade serão dublados, mesmo que o filme seja - em sua maioria – legendado. Até a atriz panamenha Jordana Brewster, arranha o seu português. Já que ela morou durante quatro anos no Rio. A trilha sonora é bem característica do nosso país. Em sua maioria ela é composta por uma mistura de funks e rítmos de samba. São poucas as músicas extrangeiras existentes nessa produção.


O longa também conta com um duelo de gente grande, literalmente. Os personagens de Vin Diesel e Dwayne “The Rock” Johnson se enfrentam sem utilizar nenhum tipo de arma. Somente os seus conhecimentos das lutas são vistos nessa cena que empolga a todos que a assistem.


Velozes e Furiosos 5 provavelmente estará entre as dez maiores bilheterias deste ano. É verdade que, em sua maioria, serão os homens que vão querer assistir essa grandiosa aventura. Aviso a todos para irem preparados para ver um longa que tem cenas consideradas mentirosas. E afirmo, com convicção, que vem muito mais nos próximos anos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...