Este post é pra tocar na ferida de vários patriotas. Aqueles que sempre foram ou os de quatro em quatro anos. Hoje, a França comemora 10 anos de vitória sobre o Brasil, na Copa de 98. Naquele dia frio de 12 de julho. Alguém se lembra do Zidane e sua enorme cabeça acertando o primeiro gol, e nosso grande Tafarel não conseguindo pegar? Bem, não que eu queira lembrar todos os outros dois gols (mais uma cabeçeada de Zidane e um chute de Emanuelle Petit).


O velho macote, Footix
Na época houve diversas especulações sobre a FIFA ter pago para a França, não deixando Ronaldo, o ex-fenômeno, jogar; o Brasil entregou para poder organizar um Mundial. Enfim, nenhuma dessas especulações é verdadeira, a França ganhou e assim afirmou Zagallo, que aos 76 anos disse: "Tudo o que falaram foi inventado, não houve nada".
Só podemos lamentar de ter perdido uma taça, mas não deixem de ler meus post depois do que vou dizer: a França merecia aquela taça.

Stade de France, em Saint-Dennis: Mais uma vez o palco.
Hoje, um amistoso entre a seleção francesa de 98 (com alguns outros jogadores) e uma seleção mundial, às 16 horas (horário de Brasília), vai marcar as comemorações pelos 10 anos da conquista da França naquela Copa de 1998.