sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mais Uma Vez...


Hoje estréia o filme "Era Uma Vez..." de Breno Silveira (diretor de Dois Filhos de Francisco), estrelado por Thiago Martins (Dé) e Vitória Frate (Nina). Aviso aos internautas e cinéfilos: não é um filme "favela", é uma versão brasileira contemporânea de 2008 de A Princesa e O Plebeu. Isto é, merece ser visto.

era-uma-vez
Muitos brasileiros não gostam do nosso cinema, que, sim, tem seus problemas com verbas, reconhecimento e enredos, mas é isso que faz com que "Era Uma Vez..." mereça ser visto. A história foi escrita há cerca de 10 anos, mas Silveira nunca conseguira vendê-la até agora, por ser outro filme "favela", mas depois de seu reconhecimento com 2 Filhos e de uma "reforma" no roteiro, ele finalmente recebeu o incentivo necessário. Essa longa espera para poder filmar não deve ser jogada fora.
A história de Dé, um jovem morador da favela do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, que se apaixona por Nina, moradora de Ipanema, pode parecer clichê, contudo o desenrolar do roteiro, muito bem escrito, prendem a atenção do espectador, levando para dentro da história e fazendo com que se identifique com a luta dos personagens para ficarem juntos. A atuação de ambos os atores é destaque, já que eles se entregam inteiramente aos personagens. Não somente estes detalhes, mas a questão técnica em torno do filme, como os planos de câmera e a fotografia, mostram a beleza do Rio de Janeiro em meio à violência, que não é o destaque da película. (Trailer abaixo):
Há alguns contrastes que podem parecer banais para alguns ou românticos para outros. Um bom exemplo é o primeiro beijo do casal, em meio a um baile funk ou também quando Dé mostra o varandão para Nina. São esses momentos que mostram que o cinema brasileiro ainda tem esperança e o que precisamos é de roteiros assim, simples. Reais ou não, têm que ser simples.
Admito ter me apaixonado pelos personagens, me influenciando a ir assistir mais uma vez, amanhã, no Palácio.

[N.E.: Com esse post está encerrado o especial "Era Uma Vez..." do LixeiraDourada. Você pode conferir a ficha técnica do filme no canal Cinema. Esperamos que todos tenham gostado, e que assistam o filme NUM CINEMA. Nada de pirataria, hein? E quem ganhou um par de convites para o filme na nossa promoção foi Anne Teixeira. Parabéns! Você receberá seus convites em breve.]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...