segunda-feira, 14 de julho de 2008

Musique Libre






Bonjour, chers lecterus. Hoje, pra quem não sabe, a França comemora o 219º aniversário da Queda da Bastilha. Eu explico pra quem matou essa aula de história: Le 14 de julho é considerado o marco da Revolução Francesa, e feriado nacional por lá. Liberté, égalité et fraternité pra vocês também. E aviso logo: ao contrário do que vocês possam estar pensando, Ingrid Betancourt não é o meu assunto de hoje.

Aliás, abrindo parênteses antes mesmo do assunto começar: reconhecem o quadro acima? É o famoso "La Liberté Guidant Le Peuple" (A Liberdade Guiando O Povo), de Eugène Delacroix. Não, nao é coincidência. O Coldplay usou SIM o segundo maior símbolo da Revolução Francesa em seu Viva La Vida or Death And All His Friends.

Voltanto ao assunto que nunca chegou: hoje dedicarei minhas linhas à belíssima (ex)modelo e (ainda)cantora Carla Bruni, ou talvez eu deva escrever Carla Bruni-Sarcozy, já que também é conhecida como Primeira Dama da França. Eis que ela acabou de lançar um CD novo! "Comme Si De Rien N'Était" (Naïve) foi recebido com duras críticas pelos opositores de Nicolas Sarcozy, o que deixou a moça "magoada", apesar de achar isso "muito natural".

Sem dúvida ela já esperava polêmicas após o lançamento. Pra quem será que ela canta "você é meu vício, mais mortal que a heroína afegã, mais perigoso que a branca colombiana"? E isso são só três versos de Tu Es Ma Came. Imaginem o resto!

Mas no geral, o CD é realmente bom. A voz da musa está cada vez mais bela, e vem acompanhada de melodias calmas e aconchegantes. Aquele tipo de conxeão que além dos franceses só mais uma meia dúzia de talentos conseguem fazer. E se você acha que não conhece nenhuma música dela, clique para escutar Quelqu'un M'a Dit, que já foi trilha de novela das 8 e tocou a beça... Alors, c'est tout pour aujourd'hui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...