domingo, 19 de outubro de 2008

Um-Zero-Zero

CEM. 100. 10². C. Mas afinal, o que é o cem? Bom, se você matar um dálmata, sobram cem. Se você pegar um terço do exército do Rei Leônidas, são cem soldados. Cem é a quantidade de anos de solidão de Gabriel García Márquez. Cem é também a quantidade de vezes que a putinha jovenzinha italiana Melissa Panarello escovava o cabelo antes de dormir, pra se purificar depois de ter ido pra cama.




Cem é também um número inteiro, precedido pelo 99 e sucedido pelo 101. Cem pode ser escrito de seis formas diferentes como a soma de dois números primos. Na moderna linguagem esdrúxula da juventude sem futuro da internet, cem é prefixo de 100noção, 100vergonha, 100tado, 100pre, 100fim... 100graça, né?

No ano 100 d.C. surgem os primeiros dogmas cristãos, o tijolo passa a ser o principal material de construção do Império Romano, o carrinho de mão surge na China e começa a ser organizado o Kama Sutra, na Índia. Falando nisso, você reconhece o peixe abaixo?

Não, não é a Wanda. É um Epinephelus malabaricus, Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Actinopterygii, Ordem dos Perciformes e Família Serranidæ. Também conhecido como piracuca, galinha-do-mar, mero, marelaço, cherne, peixe-capim ou ainda garoupa. Ainda não reconheceu? É ele que está atrás daquela cédula que você nunca viu. Ou se viu nem se deu ao trabalho de virar antes de gastar.

A cédula de cem reais é a de maior valor nominal do padrão Real. Quando esse sistema monetário foi lançado, ela tinha valor superior a um salário mínimo, portanto raramente era vista em público, tendo sua produção interrompida alguns meses depois. Voltou a ser produzida em 2007 por uma demanda populacional (hã?) causada pela expansão econômica e pelos aumentos no salário mínimo (ah, tá).

Cem é também o número desse post, que vem logo depois de uma mudança radical no visual do LixeiraDourada. A idéia da mudança é deixar o site mais limpo e mais leve. Esse novo template vai ser carregado mais rapidamente no seu navegador. Ele ficou bem mais organizado também. Entre as novidades estão um mapa que mostra de onde as pessoas acessam o LD e um tradutor que (quase) funciona. Esperamos que vocês gostem! Todas as mudanças são feitas para os nossos leitores, afinal se ninguém lesse esse site ele nem existiria, "não é mesmo minha gente?". Ah, mais uma coisinha: a partir de hoje assinamos nossos nomes verdadeiros. E os outros canais estarão disponíveis em breve. MUITO OBRIGADO PELA LEITURA!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...