quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cultura De Microondas

Hoje é dia daquele objeto obsoleto, antiquado e artigo de luxo. No Dia Nacional do Livro quero lançar um desafio pra quem ainda insiste em negligenciar o poder da leitura: um livro por mês gente, não é tão difícil assim, né? Aquele que um professor recomendou e você ficou com preguiça de ler, aquele clássico que foi comprado no ensino médio e você deixou na estante, uma coletânea de crônicas ou até mesmo um livro de poesias.


É óbvio que a internet substitui muita informação impressa e facilita a vida corrida atualmente; sabemos também que ver televisão é cômodo e conveniente; o que esquecemos ou não percebemos é que o hábito de ler mudou drasticamente desde que essas mídias começaram a se estabelecer como principais em nossas vidas. Ficamos mais passivos aos fatos, esperamos tudo cair no nosso colo rápida e prontamente, apertamos botões e esperamos o hot pocket da informação ficar pronto.

Não temos paciência nem saco pra ler porque perdemos o costume da espera. O cinema também encurtou um pouco a distância entre a primeira e a última página, Harry Potter foi para as telas não foi? O que a criança vai preferir, o livro ou o filme? Devemos nos reeducar, reacostumar e redescobrir o prazer da imaginação. Os livros estão caros realmente, mas não há nada mais charmoso e econômico do que um sebo ou uma biblioteca. O tempo disponível é pouco, mas não custa nada abrir mão de meia hora do Msn ou do Orkut para algumas páginas de um livro.

O país de Monteiro Lobato ainda está de pé, não está?

País de homens e livros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...