Fui a alguns meses ao Palácio, um cinema no centro do Rio, e me submeti há algo que detesto. Pessoas que falam durante a sessão, principalmente quando é um bom drama. Não irei dizer qual o filme ou posso entregar o final, mas no fim, quando ocorre a parte mais triste de todas, escuto risos. Risos! Onde é que está a educação do brasileiro? Provavelmente numa lixeira, mas com certeza não na nossa dourada!
Além dos risos, há aqueles que se acham engraçadinhos e fazem piadinhas nas cenas mais sérias, como quando o pai admite seu erro à filha. Ou aquelas perguntas idiotas que seu companheiro(a) de filmes faz na estréia do filme: "Pra onde ele vai?" ou "Como ele foi pra lá?". Honestamente, se eu soubesse já teria procurado saber o número da loteria também.
As piadinhas no meio do drama, podem ser da incapacidade do Ser de querer se integrar à obra. Alguns insensíveis não gostam de se expressar ou até mesmo deixar o sentimento que a película tenta demostrar lhe atingir, querendo criar certa barreira com aquilo ao dizer que tudo é falso. Aviso aos sem coração e cultura: NADA É FALSO! É tudo parte do roteiro, ou seja, uma vida. Exceto filmes testosterona (que só não são falsos para o Governador da Califórnia).
A idéia de ir ao cinema e mastigar a pipoca de boca aberta, para fazer aquele som "melhor que" a nona sinfonia é totalmente equivocada. Além do celularzinho da Nokia tocando aquela musiquinha irritante e a comida que o demente resolve trazer da casa da avó! E nunca tem fim. Primeiro é o franguinho, depois o arroz, a farofa e por fim a sobremesa: o quindim. (Agora eu coloquei uma franja e cortei os pulsos).
Não pensem que sou cinéfila de filmes de rua somente. Também tenho meus momentos Hellboy, O Procurado e companhia limitada. Mas crer que ir ao cinema se baseia em namorar, discutir a relação, comer pipoca grande e beber um balde de Coca, é melhor chamar os amigos e alugar um filme. Eu disse ALUGAR e não comprar na calçada ou baixar pela internet. Não custa tanto assim ajudar esses pobres e insensatos profissionais do entretenimento.