Como não podia deixar de faltar, a China tinha que ter seu pé no Festival. O documentário Fomos A Terra dos Sonhos (We Went to Wonderland) de Xiaolu Guo conta a história de dois velhinhos comunistas que vão visitar a Inglaterra. Xiulin Guo, que perdera sua voz 13 anos antes, após cirurgia para a remoção de um cancêr, deseja conhecer a tão paradisíaca Inglaterra e faz comentários como: "A água do Ocidente é melhor" e "As flores já estão mortas no túmulo de Karl Marx", enquanto sua esposa Heyin Li diz que sua casa é bem melhor.

O interessante é ver como dois chineses, que nunca sairam de sua terra natal, se comportam com as diferenças do Ocidente e suas façanhas tecnológicas. O documentário poderia cair em vários clichês, mas Xiulin, com suas observações constantes e até mesmo cômicas, dá um diferente olhar para este projeto, o primeiro da diretora que é filha dos dois velhinhos, Xiaolu Guo.

Outro fator que me surpreendeu bastante, foi a fotografia em preto e branco. Sempre elogiei películas em preto e branco, não por ser mais barato na pós-produção, mas porque para obter a luz necessária para este tipo de imagem é necessario ser um incrível fotógrafo. E mostrar Londres em preto e branco, ganha minha total aprovação.

