domingo, 28 de setembro de 2008

Além do Taj Mahal

festrio
O bom deste festival, além de ter milhares de filmes, é a variedade cultural. Por mais que este ano, seja focado na cinematografia Inglesa, a entrada de filmes ingleses-indianos é grande. Sexta estreiou Before The Rains, de Santosh Sivan. O filme se passa na década de 30, no sul da Índia, onde um aristocrata britânico Henry Moores (Linus Roache) planeja estabelecer uma plantação de especiarias.

before_the_rains poster

O crescente movimento nacionalista indiano pela independência faz com que ele dependa largamente da ajuda do jovem indiano T.K. (Rahul Bose) para conquistar a confiança dos nativos. Mas como é um drama, as coisas se complicam quando Moores é flagrado com sua bela empregada Sajani (Nandita Das), sendo que ambos são casados. Quando o marido de Sanjani desconfia da traição, ela foge e pede ajuda para T.K. e Moores, contudo a esposa e o filho do empreendedor estão a caminho e ele utiliza de seu poder para se proteger.
O diretor indiano Santosh Sivan
Parece um enredo típico de hollywood, e é. A trama que envolve traição, ideologia política e conspiração traz muito sobre as tramas inacabáveis de filmes americanos. A razão de ver este filme foi pura e somente para contemplar a fantástica fotografia do sul da Índia. Não irei dar um discursso político sobre a pobreza e ao mesmo tempo beleza, não vou puxar saco, mas a película tem esse lado. A fotografia.
Before The Rains
Moores e T.K. olhando os trabalhadores

Bollywood pode começar a se sentir orgulhosa já que está bastante parecida com os filmes americanos, em matéria de enredo e produção. Os planos de câmeras diversificados, as enormes groas, e o uso de plano aberto em cena que mostra a beleza do seu país. Algumas das paisagens, podem ser vista no trailer abaixo:




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...