quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Genialidade Artificial

Considerando-se o número desse post eu poderia falar sobre vários assuntos certo? Errado. Esse é um blog de família! Ai ai ai... nada de pensar saliência. Já que tá todo mundo se metendo onde não é chamado, vou entrar na suruba mistura e meter a colher no assunto alheio. Sim, esse post é futil, mas deve ser lido.


Em tempos de catástrofes eminentes [vide Post #035], crises congruentes e previsões nefastas, técnicos das maiores empresas de tecnologia do mundo continuam desenvolvendo novas ferramentas. Tá, até aí tudo bem, não é novidade pra ninguém. O problema é até onde vai a capacidade dessas ferramentas. Confesso que tenho medo de algumas novas funções dos aparelhos moderninhos. Não, eu não quero um robô trabalhando na minha casa, muito menos se ele tiver a capacidade de pensar sozinho, abomino a idéia de inteligência artificial que tantos outros esperam ansiosamente. Eu assisti A.I. e Matrix e não quero que as máquinas dominem o mundo (apesar de ver alguns pontos positivos nessa possibilidade).


Há algumas semanas, sem nenhum aviso nem preparo, a Sony colocou na TV e nos outdoors da cidade os anúncios da câmera digital que acabara de ser lançada. As novidades da maquininha: múltipla detecção facial e um tal de "Smile Shutter" (em tradução livre: Disparo do Sorriso). A primeira função é aquela já famosa, que coloca quadradinhos em volta do rosto das pessoas que estão sendo fotografadas, só que essa coloca até OITO quadrados! Cara, que medo. Me lembrou até daquelas etiquetas horrorosas dos álbuns no Orkut, que eu vivo apagando mas meus queridos amiguinhos insistem em colocar. Com a segunda função, a câmera "simplesmente" detecta quando alguém que está na frente da lente sorri, e bate a foto automaticamente. SERÁ QUE NINGUÉM MAIS ACHA ASSUSTADOR UMA MÁQUINA NÃO SÓ SABER ONDE MINHA CARA ESTÁ COMO TAMBÉM VER QUANDO ALGUÉM SORRI?! Fiquem avisados: estão todos proibidos de me fotografar com essa câmera. Sei lá... vai que ela suga minha felicidade...




Outra coisa que me deixou levemente espantado foi a nova sidebar do iTunes (da Apple). Mas dessa até que eu gostei... Quem atualiza para a versão 8.0 do programa (disponível AQUI), a primeira a vir em Português Brasileiro (sem erros aparentes) vai ganhar, além das mirabolantes visualizações 3D, a funcionalidade "Genius" (Gênio). Mas o que ela faz? Bom, ela cria listas de reprodução de uma forma dinâmica e inteligente (sim, mais inteligência virtual). Basta você selecionar uma música qualquer na sua biblioteca de mídias, que o iTunes, baseando-se sabe lá Deus em quê, decide quais são as músicas perfeitas pra fazerem companhia àquela previamente marcada. O pior: ele acerta! Eu sei que vai ter gente dizendo que o Last.fm e uns outros plugins já faziam isso há tempos e blá blá blá, mas isso é diferente. Só usando pra saber... e o Last raramente acerta comigo, apesar de se basear nas músicas que eu já escutei antes e ter as estátisticas sobre estilos preferidos e outras coisas mais. Ah, e só para constar: a interface em PT-BR não veio por acaso... é que a Apple está lançando esse mês a iTunes Music Store Brasil, uma loja virtual de músicas, filmes, seriados, etc, etc, etc, que vêm fazendo estrondoso sucesso mundo afora. O lançamento oficial vai ser simultâneo ao iníco das vendas do iPhone 3G no Brasil, que está previsto para o fim desse mês e com preço idêntico ao norte-americano, já que as operadoras vão bancar os custos de importação. Eu sei, isso é assunto pra outro dia né?

Então tchau, vou embora antes que o Google descubra minha localização exata pela triangulação dos sinas de internet e do meu login... Será que isso é possível? Não duvido... medo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...