As definições de “conto” nos dizem que ele deve ser, entre outras coisas, curto. Mas quem, senão o escritor português José Saramago, podia desafiar melhor qualquer definição literária? Estamos falando de “A Viagem do Elefante”, publicado em 2008 e que, de acordo com o autor (e contrariando alguns especialistas, mas não todos), é sim um conto, com suas 264 páginas de extensão. E, se atentarmos a todas as outras definições que esses mesmos especialistas nos dão para os mais diversos estilos literários, a saga do paquiderme Salomão não poderia se enquadrar em outra categoria.

A ideia surgiu quando Saramago visitou a cidade austríaca de Salzburg e, talvez por acaso, foi ao restaurante Elefant. Lá, reparou nos adornos, que recriavam a história real de um elefante indiano obrigado a, em pleno século XVI, cruzar o inverno europeu indo de Lisboa a Viena, como um presente do rei D. João III de Portugal ao arquiduque Maximiliano II da Áustria. Foi o suficiente para que se iniciasse uma longa pesquisa de referências para a história de Salomão (ou Solimão) e de seu conarca Subhro (ou, quem sabe, Fritz).

No entanto, o livro foi de fato escrito enquanto o autor enfrentava um grave problema respiratório que quase o levou à morte, o que o fez pensar inúmeras vezes que deixaria o trabalho inacabado. É verdade que “A Viagem do Elefante” não é o melhor trabalho de Saramago, no entanto, até por ser obra dele, já é um grande livro e merece ser lido. Quem está familiarizado com ele, talvez estranhe algumas sutilezas incomuns, mas certamente irá reconhecer o bom e velho humor irônico que suas narrativas sempre carregam. E para os que não conhecem, é uma excelente oportunidade de imergir nesse mundo através de uma leitura mais simples do que a maioria de seus livros, e extremamente divertida, como a maioria de seus livros, mas com uma carga política e religiosa mais relaxadas, e críticas mais leves. Não deixe de acompanhar a viagem de Salomão, com todas as suas dificuldades, alegrias, batalhas e até mesmo milagres.

A Viagem do Elefante
Autor: José Saramago
Gênero: Conto
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 264
ISBN: 978-85-359-1341-5
Preço Sugerido: R$ 42,00