
RENATA SOUZA
Está em cartaz nos cinemas o filme que conta a dramática história de uma adolescente cuja juventude foi roubada. “Preciosa – Uma História de Esperança” (Precious: Based on the Novel Push by Sapphire, no original) é dirigido pelo também produtor Lee Daniels, indicado ao Oscar na categoria de melhor direção. Seu último trabalho foi visto em Matadores de Aluguel (2005) e, como produtor, participou do premiado A Última Ceia (2001).

Baseado no romance de Sapphire, Push (título original), e adaptado por Geoffrey Fletcher, Preciosa nos remete à dura realidade de Claireece Precious Jones (Gabourey Sidibe), uma garota de apenas 16 anos grávida de seu segundo filho, violentada pelo pai (Rodney Jackson) e agredida física e emocionalmente por uma amargurada e rancorosa mãe (Mo’Nique). Sem nenhuma perspectiva de um futuro melhor em pleno Harlem de 1987 e suspensa do colégio, Precious é transferida para uma escola alternativa. Contando com a ajuda da paciente professora Ms. Rain (Paula Patton), Precious inicia sua luta de esperança, uma luta que mostrará a capacidade de um ser humano de se erguer e superar as mais adversas dificuldades da vida.

Ao longo do filme muito bem dirigido, a revelação Gabourey Sidibe é capaz de nos fazer sentir as mais diversas emoções. Entre uma situação humilhante e outra, nos leva ao seu mundo imaginário, um refúgio de uma existência tristemente traumática. Tendo como produtoras executivas ninguém mais, ninguém menos do que Oprah Winfrey e Tyler Perry, Preciosa somou 6 indicações ao Oscar 2010.

Essa pérola de filme é de encher os olhos. Não se pode deixar de ver, não apenas pelas aparições de estrelas do mundo da música como Mariah Carey, a sensível assistente social Ms. Weiss, e Lenny Kravitz, o simpático enfermeiro John, amante de comida orgânica, mas também pela majestosa atuação de Mo’Nique e pelo enredo de tirar o fôlego. Uma triste história real de muitas “Preciosas” mundo afora.

