sábado, 20 de fevereiro de 2010

Guerras & Guerras

O novo filme de Kathryn Bigelow, diretora de K-19: The Widowmaker e O Peso da Água chegou às telonas brasileiras em meio a uma curiosa polêmica: diversas salas se recusaram a exibir “Guerra Ao Terror” porque o filme já estava disponível através do Pay Per View de algumas operadoras de TV por assinatura.

guerraaoterror_1

Mas então vieram os prêmios, cercados de outra curiosidade, ao menos para os mais fofoqueiros: a despretensiosa produção, que custou apenas 11 milhões de dólares, parece ter sido a única capaz de competir com Avatar, que custou 237 milhões de dólares. Tá bem, mas isso acontece, o que tem de curioso? Só o fato de Bigelow ser ex-mulher de James Cameron, diretor de Avatar. Mas chega de mexerico e vamos ao filme, certo?

thehurtlocker_14

O filme acompanha o trabalho de uma unidade de EOD (desarmamento de explosivos comuns, na sigla em inglês) do exército americano que está a serviço no Iraque. O estopim, com o perdão do trocadilho, que inicia a trama é a morte do Sargento Matt Thompsom (Guy Pearce) durante uma operação, e sua consequente substituição pelo Sargento William James (Jeremy Renner) como coordenador da unidade, da qual também fazem parte o Sargento J.T. Sanborn (Anthony Mackie) e o Especialista Owen Eldridge (Brian Geragthy). Ralph Fiennes, David Morse e Evangeline Lily também compõem o elenco, que merece muitos elogios.

thehurtlocker_15

Enquanto os seguimos em suas missões podemos ver não só a dor que aquelas batalhas causam na população local, como também o lado humano dos soldados que são impelidos a lutar pela famosa motivação patriótica estadunidense. The Hurt Locker (título original) é sim um filme de guerra. Mas não é só mais um filme de guerra. É trabalhado com delicadeza no limite entre a suavidade e a realidade, sem nos chocar com batalhas sangrentas e pedaços de corpos todo o tempo, mas sem esconder de nós o que acontece durante um conflito desse tipo. Fotografia, trilha sonora e edição se unem ao excelente trabalho de direção e nos dão um filme raro. Acho que só mesmo uma mulher seria capaz de chegar a esse resultado.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...