quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Celebrando 51


THIAGO FARIA


A coletânea mais esperada do ano foi lançada uma semana antes no Brasil, na última segunda-feira. Celebration é o nome do novo apanhado das melhores músicas de Madonna. O Single, Celebration, que comanda o disco homônimo, vazou na internet há muito tempo e claro que, na era da internet, nem é mais novidade algum hit cair na rede antes de seu lançamento oficial. Até porque muitos artistas usam deste artifício para a auto-divulgação. O DJ Paul Oakenfold, que vem abrindo os shows da Rainha na turnê Sticky & Sweet mundo afora, já vinha atiçando a platéia com uma versão remixada. Durante as gravações do clipe na Itália e na Espanha, algum fã mais esperto gravou em seu celular uma versão remixada por Benny ‘Satisfaction’ Benassi.

madonna1 
Ainda que musicalmente a proposta seja um pouco diferente, fiquei com a sensação de que Celebration caberia muito bem em Confessions On A Dancefloor (COADF). Consigo até ver nossa Diva se jogando em uma pista de dança como ela fez aqui no Brasil no ensaio fotográfico que virou a capa do single. A música é dance em estado bruto, como nenhuma outra cantora sabe fazer igual. Aliás, esse é o maior mérito de Madonna: ela constrói refrões pegajosos como ninguém. Into The Groove, Music, Hung Up, Sorry e outras mais respondem o que quero dizer. O single foi feito para o pessoal que gosta mesmo de se jogar nas pistas e também quer celebrar.
madonna2
Depois de nos atrair em Candy Shop, Madonna volta a fazer um jogo de sedução em Celebration: “And if it makes you feel good then I say do it. I don't know what you're waiting for”. Nossa Deusa do pop parece despertar para uma nova fase de celebração. Está ainda mais ousada, ainda mais provocante, com direito a sussurro no ouvido, em que canta: “I guess I just don't recognize you with your clothes on”. Dá pra sentir que a temperatura dela está realmente subindo desde a separação de Guy Ritchie. E até onde o brasileiro Jesus Luz teria influência nisso? Alguns fãs interpretaram que a música poderia ser um recado de M. para o menino Jesus. Agora ela nos convida pra entrar na festa. Não importa se você tem 20 ou 50 anos. Ela sabe o que todos estão querendo. Ela está no comando (como sempre esteve).
Em 2001, Madonna lançou o CD Greatest Hits Volume 2 (GHV2), com os hits da década de 90. Mas a falta de músicas inéditas tirou o brilho do CD, que alterna bons momentos com algumas baladas insossas (sim, ela já foi melhor nesse quesito). Neste mês, volta com mais uma coletânea, dessa vez dupla, que englobará desde seus primeiros hits até os mais recentes tirados do CD Hard Candy. E o melhor do pacote, certamente são as duas músicas inéditas, Celebration e Revolver. Eu grito daqui ‘Aleluia!’ por termos um single tão bom como Celebration. E como isso é uma crítica, por favor, entenda que gosto é gosto, análise é análise e ‘o que existem são opiniões’. Madonna, versão 5.1 veio celebrar com todo fôlego o sucesso que ela sabe que faz há 26 anos! Let’s get this started, no more hesitation!

CURIOSIDADES:
  • O título Madonna Celebration, na capa da coletênea, esconde trechos das músicas Miles Away; You Must Love me e Take a bow.
  • É possível também ver no canto inferior direito a assinatura de "Mr. Brainwash”.
  • A música It’s so cool, que só foi lançada na versão digital para download no Itunes, foi feita na época de American Life e agora turbinada por Paul Oakenfold.
  • Site do "Mr. Brainwash” para quem quiser ver mais do trabalho dele: http://www.mrbrainwash.com/.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...