segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Outra Índia

banner_cinedoc
Dando continuidade ao nosso Especial, hoje vou falar sobre “Nascidos Em Bordéis”, lançado em 2005. O filme, que ganhou o Oscar de Melhor Documentário, se passa no Distrito da Luz Vermelha, famosa área de prostituição de Calcutá, na Índia. Após um longo período registrando os acontecimentos do local, a fotógrafa inglesa Zana Briski passou a dar aulas de fotografia às crianças do local e, vendo uma possibilidade de mudança de vida no interesse delas, decidiu registrar em um documentário, com a ajuda de Ross Kauffman, toda sua luta para conseguir tirar seus alunos de lá, em busca de um futuro melhor.

born_into_brothels
Ao longo de seus 85 minutos, o filme mostra o grande afeto que surgiu entre as crianças e Zana, o talento que algumas delas mostraram ter e as grandes dificuldades enfrentadas por ela para que pelo menos algumas daquelas crianças pudessem ter um sonho. Um dos grandes empecilhos foi o preconceito, tanto fora quanto dentro do Distrito. Ao mesmo tempo em que as crianças eras discriminadas por serem filhos e filhas de prostitutas, sofriam com a desconfiança da família em relação a tudo o que estava fora daquela vida. Algumas famílias chegaram a impedir seus filhos de estudarem e a obrigar suas filhas a seguirem a mesma profissão de suas mães e avós.
ce4
A grande intimidade que as crianças e seus familiares desenvolveram com as câmeras, principalmente por causa dos trabalhos anteriores de Zana, como eu disse antes, foram decisivos para a realização desse bom registro dessa parte da Índia que todos sabem que existe, mas televisão nenhuma no mundo mostra. Mesmo assim, graças à perseverança da fotógrafa, muitas organizações internacionais (como o Sundance Film Institute e a World Press Photo) tomaram conhecimento desse projeto e contribuíram de forma decisiva para ajudar. O filme nos faz ter a impressão, muito provavelmente correta, de que os indianos que poderiam ajudar de alguma forma acabaram atrapalhando, através de informações picadas e burocracias exageradas. Talvez eles não tenham percebido que o problema era mais deles do que de qualquer outra pessoa.
“Nascidos Em Bordéis” não ganhou tantos prêmios por acaso. E acho que não foi só por sua trama comovente e polêmica ou por sua beleza técnica. O grande destaque do filme é mostrar que todos têm a capacidade de fazer alguma coisa pra melhorar, mas que quase ninguém faz algo de fato.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...