sábado, 27 de agosto de 2011

Ninguém Segura esse Primata!

Já viram um macaco roubar a cena? Provavelmente, no zoológico da sua cidade, sim...mas acredito que nunca numa superprodução de hollywood. Em Planeta dos Macacos – A Origem (Rise of the Planet of the Apes, EUA, 2011), um chimpanzé consegue fazer isso e muito mais. Finalmente, depois de 43 anos, todos poderão saber como foi que os primatas dominaram a Terra e como quase a raça humana foi extinta.


Nesse longa, Will Rodman (James Franco) é um cientista que tenta criar uma droga que cure o Mal de Alzheimer. Mas antes de testar nos seres humanos esse material é injetado em macacos. Já Caeser é um chimpanzé que já nasceu com uma inteligência similar a nossa graças aos testes feitos em sua falecida mãe. Depois da morte dela ele é acolhido por Will e criado como a um bicho de estimação e ao mesmo tempo como um membro da família. Porém, após se decepcionar com as atitudes dos humanos em relação a ele e aos outros primatas, Caeser começa a arquitetar uma revolução que mudará a história do planeta.

Essa franquia começou a nos intrigar em 1968, quando o primeiro filme chegou às telonas. Em 2001 foi feita uma readaptação do clássico dos anos 60, porém não agradou muitas pessoas. Só as maquiagens, dos personagens que interpretaram os macacos, foram muito elogiadas. E agora depois de tanto tempo de curiosidade temos respostas inteligentes, muito bem montadas e seguida de efeitos visuais impressionantes. A mesma tecnologia utilizada no sucesso de bilheterias “Avatar” foi usada para dar vida a verdadeiros primatas que mais parecem humanos muito peludos.

O longa também não traz um ator humano como protagonista. Caeser é o ator principal e é quem deixa todos de “queixos caídos”. Suas expressões e reações são de impressionar qualquer um. Andy Serkis (o mesmo que fez o Golum/Smeagol em “O Senhor dos Aneis” e Kong no ultimo “King Kong”) é responsável por dar vida à face do chimpanzé superinteligente. James Franco e Freida Pinto (a mesma de “Quem Quer Ser um Milionário”) ficam em segundo plano e tem uma atuação apagada. Já Tom Felton (o Draco Malfoy da franquia de “Harry Potter”) aparece bem e tem um papel fundamental para a história. Mas seu personagem tem muitas coisas similares ao seu trabalho de maior sucesso, o que acredito que tenha facilitado um pouco.

Planeta dos Macacos – A Origem é um filme que irá atrair muitas pessoas aos cinemas. Infelizmente acho que ele poderia ter usado um pouco das novas tecnologias cinematográficas. Não sei se o 3D seria bom para esse filme, mas ele seria um sucesso se fosse exibido nas salas IMAX.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...