
Quando assisti o filme E Sua Mãe Também (“Y Tu Mamá También”,
2001, México), confesso ter me espantado com tamanha história. Na época, não
conhecia o trabalho de Carlos Cuarón como roteirista, aliás, nem o conhecia.
Fiquei surpreso com sua indicação ao Óscar de Melhor Roteiro Original –
merecidamente. O longa, que foi dirigido por seu irmão Alfonso Cuarón, ganhou
grande notoriedade internacional e seus protagonistas, Gael García Bernal e
Diego Luna, conquistaram a “América”.
Em Rudo e Cursi (“Rudo y Cursi”, 2008, México), Carlos Cuarón estreou sua carreira como diretor. Sendo também responsável pelo roteiro, o cineasta desenvolveu o projeto com uma constelação, que passa da equipe técnica (Alfonso Cuáron, Guillermo Del Toro e Alejandro González Iñarritu) até os atores (Gael, Diego Luna e Guillermo Francella).
Trata-se de uma comédia trágica sobre a ingenuidade e a tentativa de redenção. Vemos a luta de dois irmãos lavradores do interior do México que veem no futebol uma oportunidade de mudar as suas vidas e a de sua família. Rudo (Diego Luna) e Cursi (Gael) são jogadores titulares do time local. Durante uma das partidas, o talento dos irmãos chama a atenção de um caça-talentos (Guillermo Francella) que, por ter apenas uma vaga em sua lista, oferece a um deles a oportunidade de ir a capital para realizar uma série de testes em grandes clubes da capital Cidade do México. Qual deles é escolhido? Bem, isso cabe ao leitor-espectador descobrir assistindo esse comovente filme.
Carlos Cuarón consegue mesclar a comédia, ilustrada pela ingenuidade e falsa esperteza dos pobres “caipiras”, com as vicissitudes enfrentas pelos irmãos, como “drogas, desilusões, sonhos, medos e saudades”. Batuta, o olheiro, nos passa a impressão de estar sempre tramando um negócio sujo envolvendo os rapazes e extorquindo cada vez mais – uma espécie de Don King dos gramados – graças a boa atuação de Francella, ator argentino.
Como disse, Rudo e Cursi foi o filme de estreia de Carlos na função de diretor e provou que o talento está no sangue dos Cuarón.