sexta-feira, 20 de julho de 2012

Meu corpo. Minhas regras.

Anne (Juliette Binoche) é uma engajada jornalista que possui uma vida extremamente confortável - uma bela casa, um bom emprego, dois filhos e um casamento totalmente estável. Sua rotina de aparente tranqüilidade entra em crise quando ela se depara com uma realidade totalmente alheia a sua: o mundo da prostituição.


Para escrever uma matéria, ela acaba entrevistando duas universitárias que se prostituem para pagar seus estudos. O envolvimento dela com as jovens se torna tão forte e intenso que, aquilo que era para ser uma simples entrevista, acaba ecoando fortemente na vida pessoal de cada uma delas. Elles ("Elles", França/Polônia/Alemanha, 2011)  é um filme que fala essencialmente sobre prostituição, mas que consegue ir além, muito além disso. O longa também pode ser encarado como uma jornada de descobrimento sexual da personagem de Juliette Binoche.


Segundo as prostitutas, seus clientes são homens casados, entediados e carentes que precisam procurar na rua uma mulher que satisfaça suas verdadeiras fantasias sexuais. Em uma cena que pode chocar os mais céticos, um cliente urina na face de uma garota de programa. As questões que o filme parece querer levantar são “Por que algumas mulheres não podem se libertar sexualmente?” ou “Será que as prostitutas são mulheres depravadas ou simplesmente são mulheres livres e bem resolvidas com seu corpo?”. Ambas questões são difíceis de serem respondidas e podem gerar boas reflexões após a sessão.


Elles não é exatamente um primor cinematográfico mas, pelo menos, trata a prostituição sem estereótipos e sem glamorizações descabidas. As jovens que aparecem na trama não são pobres coitadas ou iludidas. São mulheres que sabem muito bem aquilo que estão fazendo e estão dispostas a pagarem o preço por isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...