
Você já imaginou o quanto sua vida poderia ser vazia se não estivesse perto das pessoas que amam? Una isso ao fato de você não ter objetivos, não sonhar com nada, não ter uma visão nobre e/ou doentia do amor, sendo simplesmente alguém abaixo da linha da mediocridade, não fazendo nada para mudar graças a um estado depressivo contínuo que guarda unicamente dentro de si. Failan (Coréia do Sul, 2001) é isso: vai na contramão de 99% dos filmes do mundo inteiro, e coloca uma protagonista propositalmente inexpressiva, sem visão pessimista e nem otimista da vida, por nada ser importante.
Após o óbito dos pais, a chinesa Failan parte para a Coréia do Sul, com intuito de viver com os seus únicos parentes remanescentes. Ao se deparar com a ausência dos mesmos, encontra-se desamparada e perdida numa região onde não domina a língua nativa. Para permanecer legalmente no país e poder sobreviver, acaba por se casar com Lee Kang-Jae, um gangster que nunca chegou a conhecer.
A princípio uma história tediosa, paulatinamente o longa metragem vai “ganhando corpo” e se torna cada vez mais interessante, trazendo inúmeros questionamentos ao espectador. A protagonista, como dito anteriormente, nunca expressa nada do que sente, com sorrisos "fakes", mas com o olhar triste (por mais clichê que esta expressão pareça) até por a princípio ter uma visão apática de tudo. Graças ao diretor, este longa emociona bastante sem precisar de recursos melodramáticos, e sem precisar nos mostrar tragédias após tragédias. Simplesmente a vida de Failan já é amargamente triste, sendo o grande medo de qualquer pessoa "normal".
Este sentimento de apatia é um mecanismo criado por ela para lidar com a situação insuportável que é sua vida. Não vendo uma “luz no fim do túnel”, muitos no lugar dela reagiriam com sentimento de raiva, ou uma profunda tristeza levando a muitas lágrimas. Talvez ambos os sentimentos estejam dentro dela, mas ela responde somente com apatia.
Alie o belo roteiro a uma excelente interpretação dos atores, diálogos marcantes, e ótima fotografia e perceberá que Failan é um dos melhores filmes-cult de drama do cinema Coreano. É visível que todos se esforçaram nesta produção, e se você procura um longa metragem triste, você precisa ver este. Obrigatório!