Certa vez alguém me disse que metade dos trailers bons camuflam filmes ruins. Supondo que a teoria seja cientificamente comprovada, o que poderíamos esperar de um filme cujo trailer já não é tão bom? Tudo só piora se a obra em questão é a última de uma trilogia não justificada. Quando todas as partes minimamente engraçadas de um longa-metragem classificado como “comédia” podem ser compiladas num vídeo de pouco mais de dois minutos... Eu fico sem saber o que dizer. Se beber, não case! – Parte III (“The Hangover Part III”, 2013, EUA), sinceramente, parei contigo.
Contrariando o título do filme, desta vez não há casamentos, não há bebida nem ressaca. Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms) e Doug (Justin Bartha) unem forças para ajudar o amigo Alan (Zach Galifianakis) a melhorar de vida - em palavras mais francas, a amadurecer. Em torno disso, se desenvolve a trama. Matando pais, decapitando girafas e sufocando galos, o diretor Todd Phillips conduz uma obra que transita entre piadas de mau gosto e momentos de atuação caducante.
Para a nooooossa alegria, Mr. Chow (Ken Jeong) está de volta. Se não fosse por ele, pelo menos um terço da (pouca) graça do filme não existiria e a pré-estreia teria sido um completo desperdício. O bebezinho do primeiro filme também volta. Sim, o mesmo! Já crescido, uma fofura de criança. De resto, quando a comédia falha, é a ação que entretém. E para ninguém dizer que só sei reclamar, o roteiro, embora um tanto preguiçoso e ainda em Las Vegas, pelo menos não foi uma mera remodelagem do primeiro, assim como foi o roteiro da Parte II.
Não mudou a minha vida nem fez meu dia ficar mais feliz. Rendeu risadas, mas nada que pudesse ser comentado com entusiasmo fora da sala de cinema. Portanto, ao contrário do que vemos no cartaz, não existe um “final épico”. Mesmo assim, se faltou o bom senso de parar no primeiro filme (o único que vale a pena assistir, na minha opinião), pelo menos que termine numa trilogia. Afinal, três é ou não é o número mágico da comédia? (Momento de pausa dramática, com direito a dramatic chipmunk)
Quer outros pontos de vista sobre o filme? Quer saber mais sobre a coletiva de imprensa e a pré-estreia no cinema Odeon, no Rio de Janeiro? É só ficar de olho na nossa fanpage! ;)
