quarta-feira, 22 de maio de 2013

Segredos Revelados

Todos os anos somos bombardeados por inúmeras produções que consagram e idolatram o grande espírito patriótico do povo estadunidense. Bandeiras enormes ao fundo de cenas heroicas e a exaltação da eficiencia das autoridades norte-americanas; são cenas frequentes em quaisquer longas de ação e thrillers. Mas, como toda nação, eles escondem segredos de histórias passadas que aos poucos vem sendo divulgadas. E é tentando evidenciar mais um desses casos que estreia neste fim de semana o filme Sem Proteção ("The Company You Keep", EUA, 2012).      
 

A trama é baseada na história de um grupo de ativistas, denominado de Weather Underground, que nos anos 1970 foram responsáveis por vários ataques a órgãos políticos e a um roubo que teve como desfecho a morte do segurança de banco. Trinta anos depois, quando uma antiga integrante se entrega ao FBI, o ambicioso repórter, Ben Shepard (Shia LaBeouf), começa a investigar o assunto. Fazendo isso, ele acaba descobrindo pistas sobre o passado de Jim Grant (Robert Redford), um advogado viúvo que é o principal suspeito de ser o mentor do assalto. A partir do momento que a sua verdadeira identidade é descoberta, Jim vai em busca da única maneira de limpar seu nome.


Novamente, vemos mais um longa onde o diretor também exerce a função de protagonista da trama. Repetindo a dobradinha pela terceira vez em sua longa carreira, o veterano Robert Redford (o mesmo de "Leões e Cordeiros", "O Encantador de Cavalos" e "Proposta Indecente"), consegue mostrar uma melhor direção do que sua atuação (apesar de ter se consagrado como um ator). Aparentemente a idade tem aguçado as suas técnicas de direção e enfraquecido as de interpretação. Porém, um dos aspectos positivos do filme é exatamente a atuação dos atores envolvidos na trama (com a exceção de Redford). Algo que não podia ser diferente, já que o longa conta com nomes de pesos como: Susan Sarandon ("Telma & Louise" e "Os Últimos Passos de Um Homem"), Stanley Tucci ("O Diabo Veste Prada" e "O Terminal"), Julie Christie ("Doutor Jivago" e "Em Busca da Terra do Nunca"), entre outros.  

Mas, os mistérios que são desvendados ao decorrer da trama, são os principais motivos para o possível sucesso deste longa. Como se é esperado em todo thriller, a adrenalina e o pequeno suspense que se esconde por trás da história são, sem sombra de dúvida, os trunfos desta produção. Sem Proteção é um filme intrigante e muitíssimo interessante, o qual acredito que irá agradar bastante a quem se propuser a conhecer mais um episódio político da história americana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...