Desde o surgimento dos animes e mangás (desenhos animados e quadrinhos japoneses), histórias para meninos geralmente eram sobre guerreiros que salvavam o mundo, e as mulheres ficavam com enredos românticos tipo "novela mexicana". Em 1991, a desconhecida Naoko Takeuchi rompe este paradigma com uma trama para o público feminino sobre guerreiras que salvavam o universo. Nasce Sailor Moon. Sucesso imediato, é uma das franquias japonesas mais lucrativas, gerou até três longas metragens. Em homenagem ao mês das mulheres, e também vinte anos da série, a coluna FilosoFilmes se dedicará as aventuras das telonas. Sailor Moon R: A promessa da Rosa (Japão 1993) se passa em algum momento durante a segunda temporada do anime. A diversão é garantida.
O jovem Darien teve seus pais mortos em um acidente de carro e desde então passou a viver sozinho. Nessa época conhece Fiore, que parece ser tão solitário quanto ele. Darien descobre que seu amigo veio do espaço, e que não poderia sobreviver muito tempo na Terra. No dia da despedida, Fiore recebe uma rosa e emocionado diz que retribuiria com a mais bela flor do universo. Os anos se passaram, e o ser do espaço volta dizendo que encontrou o presente perfeito para Darien, mas algo está errado com ele. Depois de sugar a energia dos seres humanos, e raptar seu antigo amigo, as guerreiras lunares entram em ação para mais uma aventura.
De longe, o filme mais comercial das Sailors. A história não possui ligação direta com o desenho, sendo evidente só no título e nas roupas. A fórmula que deu sucesso ao anime é usada de forma pura, com cenas copiadas na íntegra, e até mesmo o final é uma referência ao fim da primeira temporada. A qualidade da animação e do traço são superiores a série de TV, assim como as músicas e jingles com novos arranjos.
As batalhas são bem produzidas e a ação é constante, o tédio é inexistente. O problema deste longa é a falta de originalidade, passando a impressão de que juntaram tudo que há de melhor nas duas primeiras temporadas e condensaram em uma hora de animação. Isso pode ser positivo para aqueles que não conhecem as guerreiras lunares, mas aos que procuram alguma novidade acabam se decepcionando.
Sailor Moon R: A Promessa Da Rosa tem toques de comédia, ação constante e talvez algumas lágrimas no final. Uma perfeita introdução ao universo das marinheiras da lua, mas podia ser mais original. Esse é mais um filme para reunir seus amigos, com pipoca e refrigerante. Boa diversão!