sábado, 11 de dezembro de 2010

De Polegares Firmados

O quarto romance de Luis Fernando Verissimo é uma combinação de mistério policial, lendas amazônicas e comédia bruta. O Opositor faz parte de uma coleção de livros lançada pela editora Objetiva, Cinco Dedos de Prosa, onde cada autor homenagearia um dedo da mão. Verissimo ficou com o Polegar. A obra tem um formato leve, linear, cadenciado e muitíssimo simples, seguindo o estilo que consagra o autor.

857302643X


Entre o humor e o perverso, o livro consegue ser bastante comportado, ainda que fale de mortes, sexo e drogas quase incessantemente. A história acompanha um jornalista de São Paulo que é enviado a Manaus para compor uma matéria sobre ervas alucinógenas. Em busca de furos e personagens o repórter acaba se envolvendo com uma sedutora mulher que é, literalmente, metade índia e metade dinamarquesa e têm os polegares amputados. O protagonista não tem muito sucesso em sua pesquisa, mas força um pretexto para continuar em Manaus com sua musa sexual. Nesta tentativa, acaba esbarrando com um misterioso polaco em um boteco. Sempre bêbado e mal vestido, o britânico naturalizado chama a atenção por suas intermináveis e divertidas histórias. O jornalista acaba dando ouvidos ao bêbado e ficando completamente intrigado. A situação passa a ficar ainda mais interessante na medida em que as teorias de conspiração do polaco começam a fazer algum sentido.

Verissimo

O livro é bastante leve, com uma linguagem extremamente simples e bem editado. Mesmo sendo pequeno (140 páginas com espaçamento e fonte grandes), pela facilidade da leitura ele aparenta ser ainda menor. É um conto com a única intenção de entreter. Os diálogos são muito bons, o que já é de se esperar do autor. A obra é cheia de referencias e os mistérios realmente prendem a atenção. Talvez por uma conclusão muito explicativa, entrando em contraste com o que há de mais cativante no livro (a forma com que faz o leitor viajar em teorias próprias), a história perde a oportunidade de ser ainda melhor. Mesmo assim, O Opositor é um livro de um dia, talvez dois, que incomodando, deixa um sentimento de satisfação. Verissimo é completamente seguro e extremamente eficiente. Sem dúvidas um grande escritor que, com simplicidade e sem grandes pretensões, consegue encantar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...