sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Natal Existe?

As comemorações de Natal na minha família sempre foram muito acaloradas. O número pequeno de pessoas era um motivo para que o dia fosse um momento de proximidade e confraternização, já que nosso dia a dia era sempre muito conflitante e com horários descombinados. Lembro que, quando pequena, tinha meus tios e primos aqui e alguns conhecidos de mamãe e vovó. As comidas eram preparadas com quase dois dias de antecedência e a cozinha era território fechado, onde criança estabanada não podia meter o bedelho.

presepio-jen2002-2781

Apesar disso, era um momento voltado especialmente para os pequenos. Eu sabia que os poucos embrulhos debaixo da árvore eram os presentes que os adultos trocavam entre eles. Os meus e dos meu irmão viriam pontualmente à meia noite do dia 24 de dezembro, com o Papai Noel. Com muitas caixas espalhadas pelo corredor ou na varanda, o velhinho sempre chegava, eu não via e terminava a noite com vontade de o ter conhecido. As circunstâncias sempre levavam a uma pista falsa, um barulho no quarto, e, de repente, Noel passava e eu nem via.

presentes-de-natal

Na fase da dúvida, das perguntas, e daquele crítico período de desconfiança, minha mãe me respondeu à clássica pergunta sobre a existência dele. Depois de anos driblando os papais noéis de shopping, as cartinhas na árvore, as aparições rápidas com presentes dentro e fora do saco vermelho, a resposta eu carrego comigo até hoje. “Basta você acreditar, minha filha.” E por mais brega que isso possa soar aos 21 anos, eu levo pra minha vida essas palavras em tudo o que faço. Por mais que nada pareça dar certo, que às vezes esteja indo mal, é preciso sentir que vai dar certo. Precisamos acreditar, principalmente, onde podemos chegar. Até mesmo com a nossa imaginação.

papa_noel

Nesse dia 24, quando estiverem com seus amigos, parentes, familiares, pensem no espírito natalino assim. Ainda dá pra olhar pela janela como uma criança e ver um trenó riscando o céu. Feliz Natal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...