
Há 13 anos fomos apresentados a (mais) um grupo de amigos que, no auge dos hormônios adolescentes, fazem um pacto para perderem a virginidade antes do início da faculdade. Vimos Jim (Jason Biggs), Oz (Chris Klein), Finch (Eddie Kaye Thomas) e Kevin (Thomas Ian Nicholas) se tornarem adultos, se formarem, se casarem… sempre tentando evitar as confusões de Stifler (Sean William Scott). Tiveram até alguns "episódios extras", mas os que marcaram a adolescência de muita gente foram mesmo os das aventuras desses
A trama deste novo episódio é iniciada a partir dos problemas na "vida de adulto" de cada um dos nossos cinco amigos e da proposta de se fazer uma reunião da turma. Um a um os velhos personagens daquele primeiro filme vão reaparecendo e contando suas próprias histórias. Em alguns casos, inclusive, tapa-se certos "buracos" que haviam nos filmes anteriores devido ao desaparecimento inexplicado de alguns desses personagens secundários.
Aos poucos novas aventurar surgem, velhas paixões voltam à tona em um clima excepcional de nostalgia. (Até a flauta de Michelle (Alysson Hannigan) está lá!) Com um roteiro extremamente envolvente, esse novo American Pie traz também um "fechamento", com o potencial de causar, em relação às nossas adolescências, o mesmo efeito que Toy Sotry 3 causou em muitos ao trazer de volta a beleza da infância.
Apesar de ter essa cara de conclusão, o final chega a deixar em aberto a possibilidade de mais filmes na série, mas considerando-se a qualidade desse oitavo título da série (e a falta de qualidade dos episódios 4 a 7), espero que os produtores aproveitem a oportunidade de fechar com chave de ouro.
