quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um Brasil Desconhecido


Dirigido por Cao Hamburger, Xingu (Brasil, 2012) mostra a trajetória dos irmãos Villas-Bôas, fundadores do Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena de grandes proporções no Brasil. Orlando, Cláudio e Leonardo eram homens comuns que decidiram se aventurar pelo interior do Brasil e lá conseguiram muito mais do que apenas histórias para contar para os netos. Conheceram um Brasil que, lá pelas bandas de 1940, era completamente desconhecido. Um Brasil que, ainda hoje, muita gente mal sabe que existe.


Dentre as atuações, João Miguel (Cláudio) é o melhor. Depois de trabalhos como "Estômago" e "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", ele não precisa provar nada para ninguém, mas continua mostrando enorme talento e versatilidade. Por outro lado, apesar de esforçado e dedicado, Felipe Camargo (Orlando) ainda carrega um pouco da canastrice das novelas. Caio Blat (Leonardo) também mostra o seu talento para o cinema, mesmo sendo mais conhecido por produções "urbanas".


Além do elenco principal, é preciso destacar também o trabalho dos atores indígenas, especialmente Mairarim Kaibi, que interpreta Prepori. Foi uma decisão acertada usar um elenco totalmente indígena. Assim, o filme se tornou ainda mais verdadeiro. Uma "global" interpretando uma índia iria estragar completamente a magia da história.


Cao Hambuger ("O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias" e, vejam só, "Castelo Rá-Tim-Bum") fez um trabalho de direção correto. Sutilmente, ele vai demonstrando as emoções dos personagens e o caminho da história, do close no "Ordem e Progresso" da bandeira brasileira aos índios desfocados. Se o roteiro às vezes desliza pro brega, enfraquecendo a obra, a fotografia de Adriano Goldman é o ponto alto do filme.


Mas Xingu, na verdade, busca mais do que preciosismo técnico. Em um momento tão delicado da situação indígena no Brasil (vide Belo Monte), o país precisa mesmo conhecer um pouco mais da história desses brasileiros, heróis sem capa ou super-poderes. Homens comuns que lutaram para que os índios simplesmente tivessem acesso ao que lhes era de direito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...