
Cinco jovens guerreiros que usam roupas coloridas e com a ajuda de um robô gigante enfrentam as forças do mal. Conhece essa fórmula? Provavelmente lembrarás de Power Rangers, mas talvez não saiba que os episódios americanos são adaptações de séries sentais japonesas que existem desde os anos 70. Nos anos 80 algumas chegaram ao Brasil e fizeram estrondoso sucesso. Para a infelicidade dos brasileiros ultra-jovens, nenhum filme desses heróis chegou as telonas. Felizmente os tempos mudaram, e hoje posso falar um pouco sobre Flashman: Big Rally! Titan Boy! (Japão 1986), da minha série favorita de infância.
O longa metragem é uma edição cinematográfica dos episódios 15 ao 18, contando a história de como os Flashman conseguem seu segundo robô gigante, o Titan Boy. Graças a simplicidade da narrativa, não é necessário ter conhecimento da série de TV.
A transformação dos episódios num filme foi bem feita, sendo uma história com começo, meio e fim. O problema é que vemos claramente que a produção é destinada a televisão, já que o cinema tem uma linguagem própria, e visualmente é mais rico.
Do resto é tudo que esperamos de super heróis japoneses: pessoas fantasiadas, monstros gigantes, vilões super malvados com vozes distorcidas, maquetes reproduzindo cenários, jingles, transformações, músicas animadas para cenas de ação, etc.
Flashman: Big Rally! Titan Boy! é divertido e nostálgico. A parte técnica é competente, apesar dos efeitos especiais toscos graças ao baixo orçamento. O objetivo é entrar no clima, e mesmo sendo previsível, é ótimo para passar numa tarde comendo pipoca com seu primo ou irmão mais novo.